Defina e cite exemplos 1) Giria 2) Variedade regional 3) Preconceito Linguístico 4) Norma padrão 5) Variedade padrão 6) Prestígio linguístico
Soluções para a tarefa
Explicação:
giria :cao variedade regional: guri
Resposta:
1) Giria = linguagem informal com vocabulário rico em expressões metafóricas, jocosas, elípticas e mais efêmeras que as da língua tradicional. A gíria é uma linguagem de caráter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. São criadas para substituir termos ou conceitos oficiais (usados tradicionalmente). As gírias são próprias de uma determinada época e, muitas vezes, deixam de existir quando caem em desuso. Ex: Baranga = mulher feia / Pagar o mico = passar vergonha
2) Variedade regional = Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Ex: Nós não semos tatu!
As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.
3) Preconceito Linguístico = julgar determinada manifestação linguística superior a outra, sobretudo superior às manifestações linguísticas de classes sociais ou regiões menos favorecidas. Ex: Um exemplo claro é observar um sulista que considera a sua maneira de se comunicar mais elegante aos que vivem no norte e nordeste do país.
4) Norma padrão = É a norma culta que deve ser utilizada em concursos, publicação de textos, entrevistas. Enfim, aquilo que a gramática diz o que é a linguagem correta. Ex: Nóis vai onde (Coloquial, contra a norma-padrão)
Nós vamos aonde?(Culta, de acordo com a norma-padrão)
5) Variedade padrão =
6) Prestígio linguístico = Todas as variedades lingüísticas são eficazes na comunicação e possuem valor nas comunidades em que são faladas. Existe entre essas variedades uma que tem maior prestígio social, pois é utilizada em livros, documentos, cartas, comerciais, jornais, revistas, programas de tevê e por pessoas que tiveram mais acesso aos estudos: é a língua padrão, também conhecida como variedade padrão ou norma culta.