Artes, perguntado por Carolborges15, 10 meses atrás

Defina dramaturgia??

Soluções para a tarefa

Respondido por larabispo5234
4

Resposta:

Drama é a vida sem as partes chatas”, dizia Alfred Hitchcock. Soa dramático? Talvez porque é comum associar a palavra a algo intenso e emocionante. Na Grécia antiga, uma peça dramática era simplesmente a encenação de um texto, uma espécie de imitação da vida real. O termo “dramaturgia”, em grego, significa “escrever drama”. Já a palavra “drama”, propriamente dita, quer dizer “ação”.

Ao longo dos anos, o conceito de dramaturgia ganhou novos significados e passou a se aplicar a qualquer uso da composição dramática e da representação dos principais elementos do drama, seja nos palcos do teatro ou – hoje mais do que nunca – nas telas da TV e do cinema.

Um Pouco de História – de Aristóteles a Técnica do Drama

Tudo começou com uma obra pioneira na teoria dramática: a “Poética”, de Aristóteles, lá por volta de 335 a.C. Analisando as tragédias teatrais, o filósofo grego estabeleceu relações entre personagem, ação e diálogo, dando exemplos do que seriam boas narrativas e examinando as reações provocadas pelas histórias na plateia.

Muitas dessas “regras” narrativas são referidas hoje como “drama aristotélico”, e incluem conceitos como o da anagnórise (quando um personagem descobre informações essenciais, até então desconhecidas, sobre si mesmo ou sobre outra pessoa relevante na história) e o da catarse (momento que ocorre através de uma grande descarga de sentimentos e emoções). Foi Aristóteles também quem dividiu as peças teatrais em narrativas com início, meio e fim, sempre com algum conflito e uma resolução.

Explicação:

Respondido por peterendriw
0

Resposta: Pode ser entendida como qualquer uso da composição dramática e da representação dos principais elementos do drama.

Explicação: Ao longo dos anos, o conceito de dramaturgia ganhou novos significados e passou a se aplicar a qualquer uso da composição dramática e da representação dos principais elementos do drama, seja nos palcos do teatro ou – hoje mais do que nunca – nas telas da TV e do cinema.

Perguntas interessantes