Defina cromatide-irmã e descrevam as mudanças pelas quais ela passa durante a mitose.
Soluções para a tarefa
Olá caro estudante,
as cromátides ou cromátides-irmãs são as duas metades dos cromossomos metafásicos. Durante a divisão celular (mitose) os filamentos de DNA passam por profundas alterações que começam com a duplicação do filamento de DNA antes mesmo do início da mitose, em seguida esses filamentos unidos começam a se condensar. Durante a fase metáfase atingem o grau máximo de condensação e então na fase anáfase as cromátides-irmãs se separam, cada uma indo para uma nova célula e por fim os filamento de DNA de descondensam nas novas células.
Um abraço!
Durante a intérfase, o DNA é duplicado de maneira que cada cromossomo fique duplicado e com duas cromátides idênticas presas pelo centrômero. (essas são as cromátides-irmã.
As mudanças ocorridas são: Na prófase elas se condensam, na metáfase elas sofrem um alto grau de condensação cromossonica e estão alinhadas ao plano equatorial, na anáfase elas se separam e migram em direção aos polos da célula, na telófase ao voltar aos polos elas desaparecem, já que que irá ocorrer a divisão do citoplasma.
Espero ter ajudado!