Biologia, perguntado por Sarahsdgm, 10 meses atrás

defina cromátide-irmã e Descreva as mudanças pelas quais ela passa durante mitose

Soluções para a tarefa

Respondido por kecianegatahp9kjkr
13

A cromatina é o conjunto de filamentos cromossômicos (formados, basicamente por proteínas associadas ao DNA nuclear) presentes nas células nucleadas em fase de interfase (o período entre 2 divisões celulares consecutivas, quando a célula está propensa a se reproduzir). Durante essa fase do ciclo celular, a célula encontra-se em intensa atividade metabólica, com sínteses de DNA, RNA e proteínas. A síntese do DNA (que é a autoduplicação dessa molécula) leva à duplicação de cada filamento da cromatina (chamado de cromonema). Com o início da divisão celular (prófase), esses cromonemas - agora duplos - começam a se compactar até que, na metade do processo (metáfase) atingem um máximo grau de compactação. Nesse estágio, ao microscópio (óptico ou eletrônico) são observados (e contados) os cromossomos, cada um com 2 cromátides unidas por uma região chamada centrômero: são as cromátides-irmãs.
Na fase seguinte (anáfase), com o rompimento do centrômero e o encurtamento das fibras ligadas a ele, as cromátides-irmãs se separam e, cada uma, migra para polos opostos da célula.
Assim, no final da divisão (telófase), formam-se 2 novos núcleos e as cromátides (agora simples) começam a se descompactar retornando ao estado de cromatina. Sendo assim, o volume da cromatina (ou número de cromossomos) fica preservado, pois dobrou mas se dividiu entre 2 células, no final.
Então, podemos dizer que cromatina, cromonema, cromátides-irmãs e cromossomos são estágios com diferentes graus de compactação (e quantidade) do mesmo material básico: o DNA.

Obs.: no caso da divisão por meiose, que é reducional, essas etapas se repetem 2 vezes mas a duplicação do DNA acontece apenas uma vez. Então, o volume da cromatina cai pela metade porque se divide em 4 células, no final
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes