Defina cada um dos conceitos abaixo e organize um pequeno dicionário conceitual em seu caderno : Ilustração/Iluminismo Revolução científicaAteísmoAnticlericalismoPoder executivo Pode legislativoPoder judiciárioLiberalismo econômicoDespotismo esclarecido
Soluções para a tarefa
Resposta: ILUSTRAÇÃO/ILUMINISMO: Iluminismo, Ilustração ou Século da Luzes. O Iluminismo foi uma filosofia que combatia o Antigo Regime ( Absolutismo e Mercantilismo), e pregava a liberdade econômica, a liberdade política e a igualdade jurídica.
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA: Um período entre os anos de 1550 e 1770, aproximadamente. Foi marcado por mudanças na forma do pensamento e da fé aceitos na Europa.
ATEÍSMO: Doutrina ou atitude de espírito que nega categoricamente a existência de Deus, asseverando a inconsistência de qualquer saber ou sentimento direta ou indiretamente religioso, seja aquele calcado na fé ou revelação, seja o que se propõe alcançar a divindade em uma perspectiva racional ou argumentativa.
ANTICLERICALISMO: Linha de pensamento que demonstra rejeição abertamente ao clero, pelo fato deste ter influência social ou política.
PODER EXECUTIVO: Poder executivo é o poder do Estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais.
PODER LEGISLATIVO: Poder legislativo é o poder do Estado ao qual, segundo o princípio da separação dos poderes, é atribuída a função legislativa. Por poder do Estado compreende-se um órgão ou um grupo de órgãos pertencentes ao próprio Estado, porém independentes dos outros poderes.
PODER JUDICIÁRIO: Relativo ao direito processual ou à organização da justiça. Um dos três poderes detentores da soberania estatal, ao qual incumbe distribuir justiça e interpretar a constituição.
LIBERALISMO ECONÔMICO: Estado onde o governo intervém minimamente na economia, dando mais liberdade aos empreendedores e favorecendo o livre mercado.
DESPOTISMO ESCLARECIDO: É uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa Continental da segunda metade do século XVIII que, embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do iluminismo, mas, por outro, não eram aceites todas as ideias do Iluminismo, com a definição entre a combinação desses diferentes ideais e a sua concretização pertencendo ao próprio déspota.
Explicação: