Defina - Astecas
A) Localização
B) Sociedade
C) Religião
Soluções para a tarefa
Resposta:
A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). A sociedade Asteca pré-Colombiana era altamente complexa e estratificada, que se desenvolveu entre os povos Astecas do México Central, nos séculos anteriores à Conquista Espanhola do México, e que foi construído sobre as fundações culturais da maior região da Mesoamérica. A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza.
Localização
Os astecas viveram em uma região próxima do que hoje é a Cidade do México. O Império tinha Tenochtitlán como capital.
Sociedade
A sociedade asteca era fundada em aspectos religiosos e na guerra, e os grupos que detinham mais poder eram, respectivamente, os sacerdotes, chefes militares e altos funcionários do Império.
Existia a união de vários grupos de famílias no campo, conjunto denominado Calpulli, que era dirigido por um conselho de chefes.
A nobreza, denominada Pipiltin ou Pilli, era constituída pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros e chefes dos Calpulli. A sociedade asteca era ainda composta pelos comerciantes de artigos de luxo (Pochtecas), os plebeus (Macehualtin), os escravos por compra (Mayeques) e os escravos voluntários (Pordioseros).
Religião
Considerados o povo mais religioso da região, os astecas possuíam mitos e ritos bastante ricos e variados, sendo que os mais importantes sempre envolviam o Sol. A religião era politeísta e esta civilização cultuava deuses da natureza, como o Sol, a Lua, o Trovão e a Chuva. Os maiores deuses eram os seguintes: Huitzilopóchtli (Deus da Guerra), Tonatiuh (Deus Sol), Tezcatlipoca (Deus guerreiro e inventor do fogo), Tlaloc (Deus da Chuva) e Quetzalcóatl (Criaor do Homem, protetor da vida e da fertilidade).
Os astecas praticavam atividades ritualísticas, também com sacrifícios humanos ou de animais.