Geografia, perguntado por cd838565, 10 meses atrás

defina as palavras do glossário:

Sumidouro, cenotes, cavernas e carso

me ajudem, por favor​

Soluções para a tarefa

Respondido por kailanecampos75
2

Sumidouro: Sumidouro é o ponto em que um curso d'água superficial penetra no solo. Trata-se de uma abertura natural que se comunica com uma rede de galerias e através da qual o curso de água adentra o subsolo (os ponor ou algares podem servir de sumidouro). Quando têm tampões de neve ou gelo têm o nome de Tesereft. Sumidouros são locais preferenciais de infiltração de águas superficiais nos carstes. Os sumidouros podem ser:

• permanentes, quando absorvem as vazões de riachos, córregos ou mesmo de rios;

• acidentais, quando atuam unicamente nas enchentes das drenagens superficiais;

• intermitentes, quando funcionam somente nas épocas chuvosas.

Cenotes: Um cenote (plural: cenotes; do Iucateque dzonot ou ts'onot, é uma cavidade natural (algar) ou dolina. Especialmente associado com a Península de Iucatã do México, os cenotes eram usados em alguns rituais de sacrifício da civilização Maia. O termo deriva de uma palavra utilizada pelos maias iucatecas das terras baixas, "Ts'onot" refere-se a qualquer local com águas subterrâneas acessíveis. Cenotes são formações geológicas comuns em regiões de baixas latitudes, particularmente em ilhas, regiões costeiras e plataformas com recentes formações calcárias pós-paleozóicas que têm pouco desenvolvimento do solo.

Cavernas: Caverna, gruta ou furna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos. Podem ter desenvolvimento horizontal ou vertical em forma de galerias e salões. Ocorrem com maior frequência em terrenos formados por rochas sedimentares, mas também em rochas ígneas e metamórficas, além de geleiras e recifes de coral.

Carso: Carso, também conhecido como Planalto Cársico é um planalto rochoso calcário que se estende do nordeste da Itália, aos pés dos Alpes Julianos,até os Alpes Dináricos, no extremo noroeste da Croácia, na Ístria, passando pela parte ocidental da Eslovênia. Abrange, portanto, três países. O relevo típico do Carso, o carste ou relevo cárstico tem seu nome derivado dessa região. Por isso o Carso também é chamado de Karst clássico (Karst é o termo alemão para a região e também o termo pelo qual o relevo é mais conhecido).O Carso possui um relevo rico de cavidades naturais, dada a extrema solubilidade das rochas calcárias, particularmente em ácido carbônico, presente na água da chuva. Todas essas grutas possibilitam a formação de diversas sociedades espeleológicas. A região é atravessada por uma grande rede de sendeiros e caminhos que permitem de forma especial o desenvolvimento do ecoturismo.


cd838565: obgd
kailanecampos75: De nada ;3
Perguntas interessantes