Defina Acerca da religiosidade paraense, podemos afirmar que:
a) É uma religiosidade diversa apresentando elementos de cultura católica, africana e indígena.
b) A religiosidade paraense está apenas associada ao Círio de Nazaré.
c) Não podemos constatar a presença de elementos da religiosidade católica, africana e indígena.
d) nenhuma das respostas.
me ajudem Pfv..
Soluções para a tarefa
Resposta:
A corda como símbolo de ligação na religiosidade popular paraense:
No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (páginas 28-36)
O povo paraense é de uma grandiosidade e percepção sem precedentes, e que tem mantido suas tradições na religiosidade popular, sofrendo coletivamente, demonstrando sua devoção, atraindo anualmente participantes de vários lugares para suas festividades.
Quando empreendemos investigar sobre o simbolismo da corda, na tentativa de descobrir se, efetivamente, podemos considerá-la como símbolo de ligação, nos deparamos com fatos que comprovam em tese nossa inquietação.
O povo paraense tem demonstrado em suas práticas espirituais, a força existente na religiosidade popular, que Brandão denomina de cultura popular, descrevendo a melhor forma de compreensão desse termo:
Talvez a melhor maneira de se compreender a cultura popular seja estudar a religião. Ali ela aparece viva e multiforme e, mais que em outros setores de produção de modos sociais da vida e de seus símbolos, ela existe em franco estado de luta acesa, ora por sobrevivência, ora por autonomia, em meio a enfrentamentos profanos e sagrados entre o domínio erudito dos dominantes e o domínio popular dos subalternos. Talvez a melhor maneira de se estudar a religião seja não descrever nenhuma delas, ou descrevê-las todas ao mesmo tempo, o que é mais ou menos a mesma coisa. Afinal, após tantos estudos sobre o assunto, é lícito desconfiar que a menor unidade social do sagrado pode não ser uma igreja ou uma confissão; mas, antes, o campo definido pelas trocas políticas entre religiões e unidades religiosas. (BRANDÃO, Os Deuses do Povo, p. 19).
Compreender o Círio, em parte, é perceber às trocas existentes entre suas unidades constituintes. De um lado, o poder clerical, do outro, a estrutura política, e ainda o poder que emana do povo, a cultura popular expressa em sua religiosidade.
Explicação: