Geografia, perguntado por Isa24567, 1 ano atrás

defina a teoria de Mathus?

Soluções para a tarefa

Respondido por araujofran332
3

Resposta:

A teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798.

Explicação:

Defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.

Respondido por larajuliamoreira
0

Foi através da publicação de dois ensaios que o Malthusianismo teve a ampla difusão dos seus conceitos. O primeiro foi publicado em 1798, com o título “Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o melhoramento futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores”.

O segundo foi divulgado em 1803 com o nome “Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona”.

Definição da Teoria Malthusiana

A Teoria Malthusiana demonstrava uma preocupação com o controle do crescimento populacional, por isso fazia uma comparação entre o crescimento da população com a produção de alimentos.

O Malthusianismo estabelecia que era preciso realizar a contenção do crescimento populacional, que acometia a população inglesa no século XIX. Segundo Malthus, apenas controlando a taxa de natalidade seria possível evitar o avanço da miséria no mundo.

Os estudos feitos pela Teoria Malthusiana afirmavam que a população crescia de forma desordenada em progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256 e assim por diante), diferente da demanda de alimentos que, segundo ele, seria ofertada de forma lenta e em progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e assim por diante).

Ou seja, para ele caso não fosse feito um controle desse crescimento a população seria 28 vezes maior que a produção alimentícia.  

Para o Malthusianismo à medida que o tempo fosse passando haveria tanta gente no mundo que muitos poderiam morrer de fome. Este entendimento é chamado de Lei de Malthus. Devido ao seu pioneirismo a Teoria Malthusiana tornou-se uma das principais teorias demográficas.

Soluções sugeridas pela Teoria Malthusiana

Após o diagnóstico de que é preciso realizar um controle da taxa de natalidade, a Teoria Malthusiana sugeriu ações para que fosse possível realizar a contenção da população.

Ações estabelecidas por Malthus:

• Realizar a “sujeição moral”, ou seja, Malthus sugere que, para controlar a natalidade, as pessoas deveriam se sujeitar à abstinência sexual e ao casamento tardio;

• A prática da castidade antes do casamento. Segundo ele, as pessoas deveriam inibir de forma voluntária os seus desejos carnais;

•  Ter apenas o número de filhos que pudesse prover o sustento.

Como Malthus era religioso, os seus estudos não permitiam o uso de métodos anticonceptivos como forma de controle de natalidade.

Objeções à Teoria Malthusiana

Embora a Teoria Malthusiana tenha sido de grande importância no que diz respeito aos estudos sobre o crescimento populacional, ela não levou em conta a mecanização, a produção de insumos agrícolas e até o avanço das novas tecnologias. O que Malthus não esperava é que mais tarde, por volta do século XX, a produção de alimentos pudesse ampliar a produção agrícola pela chamada Revolução Verde. Nem imaginava que o processo de mecanização da agricultura pudesse atingir uma produção muito acima do esperado.  Além disso, a partir dos novos estudos foi possível identificar que, à medida que o tempo passa e os países evoluem, existe uma tendência das famílias reduzirem o número de filhos.

Teoria Neomalthusiana

O Neomalthusianismo faz uma releitura da Teoria Malthusiana e estabelecia que, caso o governo não impusesse políticas de controle de natalidade, com o tempo os recursos naturais iriam se esgotar. Este estudo foi elaborado após a Segunda Guerra Mundial, período em que o mundo passava por muitas transformações, entre elas, a explosão demográfica dos países desenvolvidos e o aumento populacional dos países subdesenvolvidos. Essa teoria relaciona a causa da miséria do mundo com o crescimento da população. Esse estudo conclui que o motivo da pobreza é a elevada taxa da natalidade. A Teoria Neomalthusiana traz como solução a intervenção do estado para manter o controle da natalidade, ou seja, sugere que o estado imponha políticas de controle da natalidade.

Saiba as sugestões estabelecidas pelo Neomalthusiano:

• Implantação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU)

• Esterilização da população

• Distribuição de anticoncepcionais

• Criação do Planejamento Familiar

• Controle do número de filhos por casal

Esta teoria previa uma política semelhante à utilizada pela China, onde cada casal só poderia ter apenas um filho. Os governantes chineses criaram a "política do filho único" em 1979, com a intenção de controlar o número de nascidos no país, que até o momento já passa de 1,3 bilhão de pessoas. Porém, nos dias atuais a China já apresenta uma flexibilização desse controle permitindo que os casais tenham até dois filhos.

Perguntas interessantes