Defina a sigla URSS e o que consistiu o sistema socialista russo
Soluções para a tarefa
URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, criada em 1922, pelo líder da Revolução Bolchevique, Lenin. Era uma federação de várias repúblicas lideradas pela Rússia, reunindo inicialmente a Ucrânia, Armênia, Geórgia, Azerbaijão, instituindo pela primeira vez na História, um regime socialista.
A população russa passou a integrar-se na política por meio dos sindicatos e do Partido Comunista. Uma minoria ativa compunha o Partido, que tinha organização semelhante à dos sovietes: um congresso, um comitê central e um diretório político. O novo regime enfrentou quatro anos de guerra civil contra os russos brancos, adeptos do antigo regime, apoiados por países europeus temerosos de que o socialismo se espalhasse. Em 1922, uma nova Constituição cria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Após a morte de Lenin, em 1924, iniciou-se na Rússia uma luta pelo poder entre Trotsky e Stalin. Para Trotsky, marxista intransigente, os exércitos russos deviam propagar imediatamente a revolução comunista pelo mundo. Para Stalin o socialismo deveria primeiro se firmar na Rússia e só a partir daí propagar-se por outros países. Derrotado Trotsky foi expulso do país.
Em 1941, a URSS já era composta por várias nações de etnias e culturas diferentes, o bloco era formado pela Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia, Letônia, Estônia, Lituânia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Turcomenistão, Cazaquistão, Tajiquistão, Quirquistão e Uzbequistão. Com Stalin no poder, durante 25 anos, a URSS conheceu uma das mais sangrentas e cruéis ditaduras da história.