defina a nomenclatura dos hidrocarbonetos
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) 2-metil-propano
b) but-2-eno
c) sec-propil-ciclohexano
d) 2,3 dimetil-4-sec-propil-decano
e) 1-etil-4-secpropil-benzeno
f) 3,4,4-trimeti-octano
g) 3-etil-5-metil-hept-3-eno
h)1,2-dimetil-ciclopentano
Explicação:
a) Temos uma cadeia principal de 3 carbonos e um radical metil ligado ao segundo carbono (Nesse caso, tanto faz se eu numero em uma direção ou na outra, já que há uma simetria). Assim o nome ficará:
2-metil-propano
b) Essa é mais simples porque não tem remificações (sem radicais). É uma cadeia de 4 carbonos com uma dupla no segundo carbono (Nesse caso, tanto faz se eu numero em uma direção ou na outra, já que há uma simetria)
but-2-eno
c) Quando eu tiver uma cadeia mista (ciclo + uma parte acíclica) em que a parte acíclica é pequena, o ciclo é a cadeia principal. Se a parte acíclica for grande, o ciclo é tratado como um radical. Nesse caso, a cadeia principal será o ciclo (ciclohexano), que se liga a um radical sec-propil ou s-propil (chamamos de sec-propil porque ele não se liga no primeiro carbono do radical, mas no segundo). Desse modo, ficará:
Sec-propil-ciclohexano
d) A cadeia principal vai ser a que passa por mais carbonos, e vai ser a cadeia de 10 carbonos que vai do CH3 lá de cima (qualquer um dos 2) até o último CH3 à direita. Nesse caso, vamos numerar de cima para baixo para as posições dos radicais ficarem menores. Temos um radical metil no carbono 2, um radical metil no carbono 3 e um radical sec-propil no carbono 4. Teremos:
2,3 dimetil-4-sec-propil-decano
e) Que nem no item c), a cadeia principal vai ser o ciclo (benzeno), ligado a 2 radicais. Nesse caso vamos numerar a partir do carbono ligado ao radical etil. Etil estará no carbono 1 e o sec-propil estará no carbono 4.
1-etil-4-secpropil-benzeno
f) A cadeia principal será a horizontal que começa do mais a esquerda e acaba no mais a direita, que possui 8 carbonos. Vamos começar a numeração a partir da esquerda para os números darem menores. Teremos um radical metil ligado ao carbono 3 e 2 radicais metil ligados ao carbono 4. Assim:
3,4,4-trimetil-octano
g) A cadeia principal começa de um dos CH3 na esquerda e acaba no último CH3 na direita e vai possuir 7 carbonos.
Por mais que os radicais estejam na direita, a numeração começa da esquerda para o número da dupla, que é preferência, ser menor. Temos uma dupla no carbono 3, um radical etil no carbono 3 e um radical metil no carbono 5
3-etil-5-metil-hept-3-eno
h) O ciclo (ciclopentano) será a cadeia principal. Radical metil no carbono 1 e no 2. Finalmente,
1,2-dimetil-ciclopentano
Deu muito trabalho escrever tudo isso, espero que tenha ajudado :)