Defina:
A) Agronegócio
B) Agricultura familiar
C) Latifúndio
D) Modernização da agricultura
E) Biocombustíveis
F) Transgênicos
G) Agricultura comercial
H) Pecuária intensiva
I) Pecuária extensiva
Soluções para a tarefa
Resposta: A) O agronegócio é a modalidade econômica que reúne relações comerciais e industriais que envolvem a chamada cadeia produtiva agrícola e/ou pecuária.
B) Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes
C) Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos.
E) Biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia.
F) Transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM) que receberam um gene de outro ser vivo em seu DNA por meio de técnicas empregadas na biotecnologia
G) Com a evolução da agricultura, foram surgindo outros tipos de modalidade, sendo que uma delas é a chamada agricultura comercial — criada para atender as demandas do mercado interno e externo de uma determinada região ou país na produção de alimentos em larga escala.
H) Pecuária intensiva se baseia na criação do gado em uma pequena área, usando de tecnologias e técnicas mais avançadas do que na pecuária extensiva, como a manipulação genética e a inseminação artificial, com o objetivo de aumentar a produtividade.
I) Pecuária extensiva é a criação de animais em grandes áreas, a pasto, com fins de comercialização. Não demanda grandes investimentos, corresponde à 90% das atividades agropecuárias do Brasil e é o tipo de criação mais usado para o gado de corte.
D) Denomina-se modernização da agricultura o processo de desenvolvimento de equipamentos, técnicas, melhoramentos e inovações na área da produção agrícola. Essa modernização tem por característica principal a ampliação da produtividade através da mecanização e da manipulação da genética das sementes utilizadas
Explicação: