Deepak Chopra, médico e autor de mais de 25 livros, conta que entre os aborígenes da Austrália, quando uma pessoa de uma tribo não gosta de alguém de outra tribo, procura o pajé para pedir que ele faça uma mandinga contra essa pessoa. O pajé então visita o antagonista, declara: “você vai morrer em duas semanas!”, e em poucos dias o inimigo adoece e morre. Disponível em: . Acesso em: 02 mai. 2018 (adaado). O trecho explica o que Chopra chamou de "efeito nocebo". Como ele acontece entre líderes e liderados? Alternativas Alternativa 1: O liderado, baseado em suas crenças políticas, ataca o líder. Alternativa 2: O líder, a partir de diretrizes do RH, vai à sala do liderado e diz que ele será demitido. Alternativa 3: O liderado, descontente com sua última avaliação, cria situações para sabotar o líder. Alternativa 4: O líder, baseado na sua escala de simpatia, passa a não gostar de um integrante da equipe. Alternativa 5: O líder, baseado em suas cren
Soluções para a tarefa
Alternativa 5:
O líder, baseado em suas crenças sobre pessoas, atua consciente ou inconscientemente para que aquilo que acredita a respeito do liderado se concretize.
A alternativa correta sobre a forma que o "efeito nocebo" acontece entre líderes e liderados é a Alternativa 5: O líder, baseado em suas crenças sobre pessoas, atua consciente ou inconscientemente para que aquilo que acredita a respeito do liderado se concretize.
Entre líderes e liderados, o Efeito Nocebo acontece quando as expectativas negativas do líder ocasionam em efeitos negativos nos liderados. Ou seja, o líder, levando em conta suas crenças individuais, acaba influenciando de forma consciente ou inconsciente sobre as pessoas as quais ele lidera.
O Efeito Nocebo é o contrário do Efeito Placebo. O primeiro gera um efeito negativo, enquanto que o segundo ocasiona em um efeito positivo. Se o líder acredita que algo dará errado, ou não terá os resultados esperados, os liderados acabam acreditando naquilo e tendem a se desesperar.
Veja mais sobre o Efeito Placebo em:
https://brainly.com.br/tarefa/1506058