História, perguntado por nataliabraga7p7aaeu, 11 meses atrás

Dêem dicas de dinâmicas que possa ser feita na sala de aula sobre mamíferos

Soluções para a tarefa

Respondido por AylaMayfair
1
Motivação / Introdução: (10 minutos)

     Nesta aula, queremos mostrar aos alunos esta surpreendente característica dos animais mamíferos que os distingue dos demais, que é a capacidade de produzir alimento no seu organismo para seus filhotes. O professor pode começar a aula conversando com as crianças sobre a diversidade de animais que podemos encontrar em um sítio ou chácara. Professor, faça um desenho de uma chácara ou sítio e, junto com seus alunos, peça para que eles enumerem os vários tipos de animais que possamos colocar neste lugar. Nesta dinâmica, os alunos vão citando os animais que eles já viram em chácaras e o professor vai colocando estes vários animais, distribuídos em grupos nas diversas dependências desta chácara.

Distribuição dos animais em grupos: (20 minutos)

Nesta aula, vamos supor que o professor e seus alunos encontraram o seguinte grupo de animais:

Na Chácara da Bicharada Tem:
Gatos, cachorros, galinhas, vacas, porcos, cavalos, patos, gansos, cabras, peixes e pássaros.

Neste momento, divida a chácara ao meio e peça para que eles coloquem de um lado os animais que têm pêlos e do outro os animais que têm penas ou escamas. Eles devem dividir este grupo de animais da seguinte forma:

Animais Com Pêlos:
Gatos, cachorros, vacas, porcos, cavalos e cabras.

Animais Com Penas ou Escamas:
Galinhas, patos, gansos, peixes e pássaros.

 

Agora, professor, peça para que seus alunos façam uma nova divisão. Mande que separem os animais do sítio em animais que produzem leite e alimentam seus filhotes com este leite e os animais que nascem de ovos. Para esta nova classificação os estudantes farão a seguinte divisão:

Animais que produzem leite:
Gatos, cachorros, vacas, porcos, cavalos e cabras.

Animais que nascem de ovos:
Galinhas, patos, gansos, peixes e pássaros.

    Procure frisar com eles, que estes dois grupos são os mesmos grupos com pêlos e penas ou escamas. Ou seja, o grupo dos animais que produzem leite e se alimentam de leite quando pequenos é o me smo grupo que têm pêlos. O grupo dos animais que têm penas e escamas é o mesmo grupo dos animais que nascem de ovos.

    Neste momento, comente com seus alunos que agora eles vão fazer um trabalho de cientistas, vão classificar estes dois grupos de animais, utilizando uma linguagem mais sofisticada, uma linguagem científica. Como o primeiro grupo é composto por animais que produzem leite e mamam, estes animais podem ser classificados como animais mamíferos. O segundo grupo de animais, pelo fato de se desenvolverem dentro de ovos antes do nascimento será chamado de animais ovíparos. Neste momento, juntamente com as crianças, monte uma tabela listando todas as características encontradas por eles para cada grupo de animais e como eles estão classificados, seguindo esta linguagem dos cientistas.

Respondido por CleberKs
1
Procedimentos

1) Professor, inicie a aula pedindo para que cada aluno pense em um animal. Em seguida, conte quantos alunos optaram por um mamífero e, se desejar utilize o comentário acima para começar a abordar o tema dessa aula.

2) Para que os alunos compreendam a história evolutiva dos mamíferos, mesmo que de maneira superficial, é preciso que eles entendam aclassificação dos crânios quanto às fendas temporais. É importante, em termos evolutivos, que os alunos saibam as diferenças entre os tipos de crânio. Para tanto, você pode utilizar as informações abaixo:

a) Crânio anápsido: sem fendas temporais. São exemplos os testudines (tartarugas aquáticas, terrestres e cágados).

b) Crânio diápsido: possui duas fendas temporais. Os animais viventes que possuem esse tipo de crânio são os lagartos, serpentes, tuataras, e aves. Muitos animais pré-históricos como o Tiranossauro, Velociraptor e arcossauros eram diápsidos.

c) Crânio euriápsido: apresentava uma fenda temporal superior e era o tipo de crânio dos plesiossauros.

d) Crânio sinápsido: possui uma fenda temporal inferior. São exemplos os animais ancestrais dos mamíferos, os Synapsida e os próprios mamíferos.

3) Em seguida, professor, utilize um cladograma como ferramenta para explicar a evolução dos mamíferos, de maneira superficial. Segue abaixo uma sugestão de imagem:

4) Professor comente com os alunos que todos os mamíferos apresentam (ou já apresentaram em algum momento de sua evolução) as seguintes características, e explique-as:

a) Tegumento:

- Pelos e camada subcutânea de gordura: funcionam como um isolante térmico, pois dificultam a perda de calor para o meio externo. São importantes para a endotermia, ou seja, para a manutenção da temperatura corpórea. Além de ajudar a reduzir a perda de calor, os pelos desempenham outras funções como a camuflagem, distinção sexual e interações sociais. Muitas vezes animais como cães, lobos, ursos, e gatos sinalizam medo e agressividade ao eriçar os pelos. Quando uma pessoa sente arrepio (de frio, por exemplo), seus pelos se eriçam - essa é uma reação involuntária que tem a função de evitar a perda de calor. Muita gente sente arrepios ao passar por alguma situação estressante.

- Glândulas cutâneas: são as glândulas sudoríparas, sebáceas, odoríferas e mamárias. Apesar de todas as fêmeas de mamíferos apresentarem lactação, nem todas possuem mamilos e, essas glândulas são ausentes em machos marsupiais. O leite das fêmeas de monotremados (ornitorrinco e as equidnas) brota de poros na região ventral e escorre nos pelos.

b) Viviparidade: os mamíferos dão a luz a filhotes, ao invés de botar ovos - as únicas exceções são os monotremados.

c) Glândula hardeniana: associada aos olhos, essa glândula secreta uma substância oleosa que, chega às narinas. Então, os animais utilizam as patas dianteiras para espalhar essa substância em sua pelagem - isso cria uma barreira contra o frio e a umidade.

d) São difiodontes: apresentam apenas dois grupos de dentes substituíveis. Um bom exemplo disso, nos seres humanos, são os dentes de leite e os dentes permanentes.

e) Heterodontia: a dentição dos mamíferos é formada por diferentes tipos de dentes (caninos, incisivos, molares etc.).

f) Músculos da face: é um traço exclusivo dos mamíferos, pois são ausentes nos outros vertebrados. São esses músculos que permitem as expressões faciais. Obviamente o desenvolvimento varia entre as diferentes espécies.

5) Professor, agora comece a explicar sobre as principais especializações, ou adaptações dos mamíferos, e dê exemplos:

a) Quanto à locomoção: patas adaptadas para andar, correr, nadar, cavar, voar etc.

b) Respiração aliada à locomoção: o tipo de movimento realizado pelos mamíferos aumenta a eficiência respiratória, em relação aos répteis:

c) Anexos tegumentares: unhas, cascos, garras.

d) Chifres e cornos.

e) Tipos de postura.

f) Tipos de alimentação e as adaptações relacionadas: herbívoros, carnívoros, onívoros.

g) a mandíbula dos mamíferos é formada por um único osso, ao contrário dos demais vertebrados, que possuem mandíbula de ossos múltiplos.

5) Professor, para começar a explicar a diversidade dos mamíferos, esclareça as principais diferenças entre os grupos da classe Mammalia: Monotremados, eutérios e térios.

6) Em seguida, proponha a leitura dos textos Mamíferos 1 e Mamíferos 2 para casa, com o seguinte questionário:

a) Cite seis ordens de mamíferos com seus respectivos exemplos.

b) É correto dizer que os mamíferos apresentam uma grande diversidade? Explique sua resposta.

c) Como é o cérebro dos mamíferos e quais as vantagens de suas características?

d) Cite dois exemplos de mamíferos e explique o modo de desenvolvimento dos filhotes dos grupos: monotremados, marsupiais, placentários.

e) Quais são as características do grupo dos mamíferos que você identifica em si mesmo? Quais você não possui?

f) Em qual momento da história da Terra os mamíferos se diversificaram? Por quê?
Perguntas interessantes