Decroly e Kilpatrick inspiraram os atuais métodos de ensino globalizados. Estes métodos promovem a integração das diferentes ciências para produzir ou conhecer algo, e o aluno é considerado um protagonista do ensino, pois, dessa maneira, ele é capaz de conhecer e intervir na realidade.
Os três momentos dos métodos globalizados são:
1. Sincrise: refere-se à apresentação da situação da realidade numa perspectiva metadisciplinar de um tema. Nesta fase, o professor deve garantir a motivação do aluno, a apresentação do trabalho e o planejamento da análise.
2. Análise: refere-se às aprendizagens específicas, num processo disciplinar. O tema é delimitado e os instrumentos são identificados e utilizados.
3. Síntese: é o momento da integração dos conhecimentos numa perspectiva metadisciplinar com visão global ampliada e memorização.
Para resolver este desafio, redija um texto, de no máximo dez linhas, mencionando como um
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Tema: Diversidade
1. Sincrise: o professor traz para a sala de aula imagens que revelam as diferenças existentes entre as pessoas, realiza uma dinâmica e promove um debate sobre os sentimentos vividos no momento. Em seguida, ele sistematiza todas as opiniões e relatos dos alunos e propõe um estudo sobre a diversidade.
2. Análise: o professor, juntamente com os estudantes, elabora perguntas e os instrui sobre as fontes de pesquisa (fontes históricas, científicas, culturais, humanas, tecnológicas) e sobre os instrumentos que serão utilizados (vídeos, entrevistas, exposições, trabalho em grupo etc.) para respondê-las. Ele deve elaborar o roteiro/cronograma das ações e, em seguida, executá-lo.
3. Síntese: criação de espaços de conclusões, murais, apresentações, seminários, exposições. O professor deve considerar a possibilidade do surgimento de novas questões. Os conteúdos conceitual e procedimental, estabelecidos nas disciplinas envolvidas no projeto, devem ser avaliados conforme os instrumentos previstos. O conteúdo atitudinal pode ser avaliado nas ações dos estudantes e nos trabalhos realizados coletivamente ao final do projeto.