Declínio e crise do império russo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:O governo era autocrático. A partir de 1905, com a Guerra Russo-Japonesa, o Império Russo começou a enfrentar sérios problemas. ... Os cossacos reprimiram violentamente as manifestações de rua, tal episódio que ocorreu em 22 de janeiro de 1905, ficou conhecido como Domingo SangrentoA Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique derrubou o Governo Provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados[1] e impôs o governo socialista soviético.
O declínio e a crise do império russo se deu principalmente pela forma autoritária que a dinastia Romanov subjugou o seu povo e também pela forma imperialista de governar.
Sociedade Russa e o Declínio do Império
Em pleno século XX, a Rússia era extremamente rural e pobre, vivia ainda um período parecido com o Feudalismo. O governante absolutista detinha todo o poder das terras da nação e as compartilhava com o Clero e Nobreza em trocas de favores para o manter no poder.
A população era formada em sua maioria por camponeses que eram subjugados a árduas jornadas de trabalho para poder alimentar as suas famílias e pagar pelo sustento de sua casa.
Três principais motivos pela queda do Czar
Derrota da Guerra Russo-Japonesa
Os camponeses que já não tinham boas condições de vida, foram obrigados a lutar em uma guerra pelo interesse imperialista dos Romanov. A derrota russa para o Japão fez intensificar os protestos não só de camponeses como também da burguesia russa, contra o regime.
Domingo Sangrento
Em uma manifestação pacífica, os protestantes queriam uma assembleia junto ao Czar para entrega de uma carta com interesses comuns. O Czar Nicolau II reprimiu violentamente o protesto produzindo um massacre que ficou conhecido como Domingo Sangrento.
Primeira Guerra Mundial
Os interesses imperialistas de Nicolau II, fez a Rússia entrar na Primeira Guerra Mundial, contra a vontade da maioria da população. Com a perda de grande parte de seu território para a Alemanha e as inúmeras mortes de soldados russos, foi o estopim para que a população se organizasse de diferentes formas para o início da Revolução Russa.
Com a derrubada do Czar os russos montaram um governo provisório, conhecido como República de Duma.
Aprenda mais sobre "Declínio e Crise do Império Russo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46933607