Declaração Universal dos Direitos Humanos
A ASSEMBLEIA GERAL
prodama
A PRESENTE DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Artigo 1
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e cons ciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Artigo 2
1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta De- claração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição
[...]
Artigo 4
Ninguém será mantido em escravidão ou ser vidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
Artigo 5
Ninguém será submetido à tortura nem a trata mento ou castigo cruel, desumano e degradante.
Artigo 9
Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
Artigo 12
Ninguém será sujeito à interferência em sua vida privada, em sua família, em seu lar ou em sua cor
respondência, nem a ataque à sua honra e repu tação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.
[...]
Artigo 18
Todo ser humano tem direito à liberdade de pen samento, consciência e religião, este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela obser vância, em público ou em particular.
Artigo 19
Todo ser humano tem direito à liberdade de opi nião e expressão; este direito incluia liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, re ceber e transmitir informações e ideias por quais quer meios e independentemente de fronteiras.
Artigo 23
1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favorá veis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
[remuneração realizado]
Artigo 24
Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, in clusive à limitação razoável das horas de trabalho ea férias remuneradas periódicas.
Artigo 25
1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde, bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habi tação, cuidados médicos e os serviços sociais in dispensáveis e direito à segurança em caso de de semprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
2. A maternidade e a infância tém direito a cuida dos e assistência especiais. Todas as crianças, nas cidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.
Artigo 26
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus ele mentares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução su perior, esta baseada no mérito.
invalidez: Incapacidade que impossibilita o trabalho. subsistência: sustenta. matrimônio: casamento.
a) O dicionário define a palavra fraternidade desse modo:
" fra.ter.ni.da.de. [Lat. fraternidade] sf. 1. Parentesco de irmãos. 2. Amor ao próximo. 3. Harmonia, concórdia."
▪️Considerando a definição do dicionário, dê um exemplo de como agir com "espírito de fraternidade".
b) Ao criar e aprovar a Declaração, a ONU estava preocupado com a paz e o desenvolvimento mundiais. Como é possível notar essa preocupação no documento que você leu?
1. 0 pintor francês Jean-Baptiste Debret registrou urna cena do cotidiano do Brasil colonial no século XIX, multo antes da Declaração Universal dos Direitos Humanos ser sancionada pela ONU em 1948. Veja abaixo a litografia intitulada Feitores castigando negros (1835).
▪️A Declarar Universal dos Direitos Humanos busca impedir que cenas como essa ocorram no Brasil contemporâneo. Copie dois artigos que sustentem essa afirmação.
2. Ao ler a Declaração Universal dos Direitos Humanos, algum artigo deve ter chamado a sua atenção, uma vez que, no dia a dia, nem sempre os direitos descritos nesse documento são garantidos a todos. Em sua opinião, qual trecho do documento se destaca nesse sentido? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
A- ▪️Considerando a definição do dicionário, dê um exemplo de como agir com "espírito de fraternidade".
➖Distribuindo cestas básicas para famílias carentes
▪️b) Ao criar e aprovar a Declaração, o ONU estava preocupado com a paz e o desenvolvimento mundiais. Como é possível notar essa preocupação no documento que você leu?
• o ONU é importante para a proteção dos direitos humanos?
•um dos objetivos das Nações Unidas, é de “promover e estimular o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais de todos, sem distinção por motivos de raça, sexo, idioma ou religião”
➖,1. 0 pintor francês Jean-Baptiste Debret registrou urna cena do cotidiano do Brasil colonial no século XIX, multo antes da Declaração Universal dos Direitos Humanos ser sancionada pela ONU em 1948. Veja abaixo a litografia intitulada Feitores castigando negros (1835). ▪️A Declarar Universal dos Direitos Humanos busca impedir que cenas como essa ocorram no Brasil contemporâneo. Copie dois artigos que sustentem essa afirmação.
▪️Artigo 4
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
▪️Artigo 5▪️
Ninguém será submetido à tortura nem a trata mento ou castigo cruel, desumano e degradante.
➖2. Ao ler a Declaração Universal dos Direitos Humanos, algum artigo deve ter chamado a sua atenção, uma vez que, no dia a dia, nem sempre os direitos descritos nesse documento são garantidos a todos. Em sua opinião,
qual trecho do documento se destaca nesse sentido? Justifique sua resposta.
ARTIGO 3 — O DIREITO À VIDA“Todos têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”…(…)
Atualmente este é um dos artigos mais desrespeitados. Temos no mundo muitas áreas de conflito e disputa . Países como a Turquia ; Afeganistão ; Paquistão ; Uganda e atualmente a Crimeia .