década de 1990, marcada no Brasil pelo processo de reestruturação produtiva do capital, instaura o neoliberalismo como orientação da regulação estatal. Em decorrência disso, inicia-se a “reforma” do Estado, no marco da redemocratização e das conquistas sociais asseguradas na Constituição brasileira de 1988. Diante das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e no campo dos direitos sociais, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), desencadeia debates para impulsionar a reformulação da legislação profissional.
BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.
Maringá: UniCesumar, 2016. p. 85.
Refletindo sobre as informações mencionadas acima e de acordo com as leituras realizadas, responda qual obra e autor fundamentaram a tese neoliberal? De forma breve descreva quais eram os principais ideais desta tese.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
O Caminho da Servidão (1944), Hayek.
Dentre as ambiguidades do liberalismo, podemos citar:
A igualdade nas ideias teóricas, quando na realidade nossa sociedade é composta por camadas menos favorecidas. Um outro ponto é a opressão das classes financeiramente mais ricas sobre as que carecem de atenção.
O neoliberalismo parte de uma versão melhor implementada do liberalismo que surgiu após o período pós guerra.
Dentre as questões do neoliberalismo temos a não intervenção ou quase do estado na economia, assim como a busca pelo desenvolvimento de empresas privatizadas em todo o espaço nacional, na educação, saúde e segurança por exemplo, onde o foco da primeira, é formar indivíduos que possam desenvolver a nação economicamente.
Perguntas interessantes