História, perguntado por gibalinda7501, 10 meses atrás

Dea escravos foram presos e incluídos na Devassa realizada pelo desembargador do Tribunal da Relação na Bahia [...]. Escutando conversas e frases sobre ' uma revolução ' que proclamaria a ' repbíblica bainense ' ; entendendo que podiam conquistar a liberdade e a igualdade que não tinham [...] pardos , forros e livres , filhos e netos de escravos , e escravos crioulos ( escravos nascidos no Brasil ) , detiveram-se no que lhes tocava mais diretamente : libertarem - se da escravidão, da miseria e dos maus - tratos que viviam e da total discriminação [...] que sofriam .
Identifique a alternativa correta sobre a Conjuração Baiana (1798).
a) A sedição na Bahia consistiu numa revolta pela abolição da escravidão que contou com a participação exclusiva de forros e escravos.
b) A conspiração na Bahia teve um caráter nitidamente elitista , pois todos os conjurados eram contratadores que haviam estudado nas universidades europeias .

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
94

As alternativas estão incompletas. São elas:

A) A sedição na Bahia consistiu numa revolta pela abolição da escravidão que contou com a participação exclusiva de forros e escravos.

B) A conspiração na Bahia teve um caráter nitidamente elitista,pois todos os conjurados eram contratadores que haviam estudado nas universidades europeias.

C) O principal objetivo da conjuração era a abolição da escravidão, reivindicação apoiada por forros,escravos,comerciantes,militares,intelectuais e todos aqueles envolvidos no movimento.

D) A questão da escravidão dividiu os revoltosos na Bahia:muitos forros,escravos e comerciantes defendiam o fim da escravidão,mas o medo e uma revolta popular afastou intelectuais e outros conjurados.

E) Os ideais abolicionistas defendidos na conjuração Baiana alastraram-se ente os escravos da províncias do Ceará,Paraíba,Rio Grande Do Norte e Piauí,entusiasmando diversos setores da sociedade.

A Conjuração Baiana (ou A Revolta dos Alfaiates) foi uma revolta popular contra a terrível situação econômica, política e social na qual a Bahia, que já fora antes a Capital do país, se encontrava, de modo que lutavam pelo fim do Pacto Colonial e pela Proclamação da República, movidos pelos ideais iluministas que moveram a Revolução Francesa.

Entre as suas pautas, o que refletia a composição popular do movimento, estava a defesa da abolição da escravatura, que foi adotada por  todos os revoltosos. A revolta, contudo, não obteve sucesso e não se espalhou pelos demais territórios.

É correta a alternativa C.

Perguntas interessantes