De uma urna contendo quatro bolas verdes e duas amarelas serão extraídas sucessivamente, sem reposição, duas bolas.
a) Se a primeira bola sorteada for amarela, qual a probabilidade de a segunda ser também amarela?
b) Qual a probabilidade de ambas as bolas sorteadas serem amarelas?
c) Qual a probabilidade de ambas as bolas sorteadas serem verdes?
d) Qual a probabilidade de a primeira bola sorteada ser verde e a segunda amarela? e) Qual a probabilidade de ser uma bola de cada cor?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
b)
c)
d)
e)
Explicação passo a passo:
a)
Já sorteada uma bola amarela, a probabilidade de que a segunda também seja amarela é de .
b)
Para o primeiro sorteio, a probabilidade de que a bola sorteada seja amarela é de . Para o segundo sorteio, já sorteada uma bola amarela, a probabilidade de que a segunda também seja amarela é de . Portanto, a probabilidade de que ambas as bolas sorteadas sejam amarelas é de x = =
c)
Para o primeiro sorteio, a probabilidade de que a bola sorteada seja verde é de . Para o segundo sorteio, a probabilidade de que a bola também seja verde é de . Portanto, a probabilidade de que ambas as bolas sorteadas sejam verdes é de x = = .
d)
Para o primeiro sorteio, a probabilidade de que a bola sorteada seja verde é de . Para o segundo sorteio, a probabilidade de que a bola sorteada seja amarela é de . Portanto, a probabilidade de que a primeira bola sorteada seja verde e a segunda amarela é de x = = .
e)
Primeira verde e segunda amarela: .
Primeira amarela e segunda verde:
Para o primeiro sorteio, a probabilidade de que a bola sorteada seja amarela é de . Para o segundo sorteio, a probabilidade de que a bola sorteada seja verde é de . Portanto, a probabilidade de que a primeira bola sorteada seja verde e a segunda amarela é de x = = .
Então, a probabilidade de que sejam sorteadas uma bola de cada cor é de + = .