História, perguntado por amandacristina210520, 10 meses atrás

De uma hora para outra, a antiga cidade do Rio de Janeiro desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Havia mesmo na coisa muito de cenografia." Considerando o lugar ocupado pelo Brasil na dinâmica das relações capitalistas internacionais no início do século XX, pesquise e explique um objetivo da reforma urbana empreendida pelos dirigentes republicanos.

Soluções para a tarefa

Respondido por karynascp81
3

Resposta:

Explicação:

Os dirigentes republicanos objetivavam reiterar uma determinada concepção de progresso e civilização, norteando a reforma urbana por um modelo inspirado em cidades, como Paris e Londres. Associando-se o passado ao atraso, fazia-se necessário botar abaixo os elementos do traçado urbano característico do passado colonial e dotar a capital de uma fisionomia européia, que a assemelhasse, por exemplo, à cidade de Paris, reformada durante a gestão do Barão de Hausmann. Assim, pretendia-se criar uma imagem que contribuísse para um maior afluxo de capitais e para o incremento das trocas comerciais, vitais a uma economia dependente como a brasileira.

Respondido por deadpoolfortnelson
3

Resposta:

Resposta

a) O candidato poderá indicar, por exemplo:

- A abertura da Avenida Central, atual Rio Branco;

- A construção do Teatro Municipal;

- O alargamento de diversas ruas;

- A abertura da Avenida Beira Mar;

- O desmonte parcial do Morro do Castelo;

- A modernização do porto da cidade;

- A derrubada de inúmeros cortiços no centro da cidade e imediações;

- O surgimento de favelas nas encostas de morros;

- A aceleração da ocupação dos subúrbios, principalmente, aqueles cortados pelas linhas férreas.

b) Os dirigentes republicanos objetivavam reiterar uma determinada concepção de progresso e civilização, norteando a reforma urbana por um modelo inspirado em cidades, como Paris e Londres. Associando-se o passado ao atraso, fazia-se necessário botar abaixo os elementos do traçado urbano característico do passado colonial e dotar a capital de uma fisionomia européia, que a assemelhasse, por exemplo, à cidade de Paris, reformada durante a gestão do Barão de Hausmann. Assim, pretendia-se criar uma imagem que contribuísse para um maior afluxo de capitais e para o incremento das trocas comerciais, vitais a uma economia dependente como a brasileira.

Explicação:

;)

Perguntas interessantes