Dê uma explicação para Cuba ter adotado o socialismo em 1961.
Soluções para a tarefa
Os guerrilheiros comandados por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara invadiram Cuba e tomaram o poder de Fulgêncio Batista, que mantinha estreitas relações com os USA. Nesse mesmo ano, os norte-americanos apoiaram exilados cubanos num contragolpe, na frustada operação da Baía dos Porcos. Com isso Fidel aproximou-se da União Soviética, tornando Cuba um país socialista.
Espero ter ajudado!
Inicialmente, Cuba não pretendia ser socialista (a revolução cubana não foi uma revolução de caráter socialista), ela simplesmente queria se livrar da influência norte americana no país. Assim, o caráter principal da revolução era o antiamericanismo. (Isso é muito importante, pois muita gente acha que Fidel já era socialista)
Então, depois de feita a Revolução, os EUA deixaram de dar apoio a Cuba e, em meio à Guerra Fria, a URSS viu o antiamericanismo dos cubanos com ótimos olhos. Ela, então, começou a apoiar Cuba com mantimentos, dinheiro e posteriormente armas para a defender dos EUA. Foi por causa disso, então, que ela adotou o socialismo, por causa da influência que a URSS exerceu logo após a revolução.
Já se você quiser entender por que Cuba sempre foi antiamericana. Isso tem a ver com sua independência, que contou com um forte apoio norte americano. Então, depois da independência, os EUA continuaram com forte influência em Cuba, inclusive na sua constituição com a famosa Emenda Platt, que recomendo que dê uma pesquisada.