História, perguntado por daviheringer04, 1 ano atrás

Dê uma explicação para Cuba ter adotado o socialismo em 1961.

Soluções para a tarefa

Respondido por melissa15bravin
2

Os guerrilheiros comandados por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara invadiram Cuba e tomaram o poder de Fulgêncio Batista, que mantinha estreitas relações com os USA. Nesse mesmo ano, os norte-americanos apoiaram exilados cubanos num contragolpe, na frustada operação da Baía dos Porcos. Com isso Fidel aproximou-se da União Soviética, tornando Cuba um país socialista.


Espero ter ajudado!

Respondido por lucaspaiollap01g79
2

Inicialmente, Cuba não pretendia ser socialista (a revolução cubana não foi uma revolução de caráter socialista), ela simplesmente queria se livrar da influência norte americana no país. Assim, o caráter principal da revolução era o antiamericanismo. (Isso é muito importante, pois muita gente acha que Fidel já era socialista)

Então, depois de feita a Revolução, os EUA deixaram de dar apoio a Cuba e, em meio à Guerra Fria, a URSS viu o antiamericanismo dos cubanos com ótimos olhos. Ela, então, começou a apoiar Cuba com mantimentos, dinheiro e posteriormente armas para a defender dos EUA. Foi por causa disso, então, que ela adotou o socialismo, por causa da influência que a URSS exerceu logo após a revolução.

Já se você quiser entender por que Cuba sempre foi antiamericana. Isso tem a ver com sua independência, que contou com um forte apoio norte americano. Então, depois da independência, os EUA continuaram com forte influência em Cuba, inclusive na sua constituição com a famosa Emenda Platt, que recomendo que dê uma pesquisada.




daviheringer04: perfeito muito obrigado !!!
daviheringer04: eu tinha feito uma outra pergunta sobre o AI-5 se puder responder ficarei muito agradecido
Perguntas interessantes