Dê uma explicação bem clara sobre limites, noções, definições e regra de L'Hospital.
Soluções para a tarefa
Limite é um conceito bem amplo de Cálculo o qual nos retorna o valor de uma função quando x tende para algum valor, digamos um valor a. A diferença de tomar o limite e de obter o valor de f(a) é a que, para tomarmos o limite a pode ou não estar no Domínio da função, desde que f(x) convirja para valores próximos de a.
A Noção por trás do limite é a de proximidade, vou definir limites, não da forma mais formal, mas de uma forma mais intuitiva:
Seja uma função f tal que esteja definida de um Domínio D, que está contido nos Reais, para um contra-domínio, os Reais, denotamos isso como:
e seja a um valor em x, queremos estudar o comportamento de f quando x se aproxima de a, mas nunca o alcança e quanto mais aproximamos x de a, mais f(x) se aproxima de L, um valor no Contra-Domínio. Dizemos que L é o Limite de f(x) quando x tende a 'a' e escrevemos:
Imagine duas retas dos Reais, uma em que colocamos o valor em x, e outra em que retornamos f(x) para qualquer função f e x no domínio, o Limite pode ser entendido como se aproximamos o x a um valor a na reta, na reta de f(x), a saída se aproximará de L.
Vou mostrar alguns exemplos para ficar claro:
Para x tendendo a 'a' no domínio, então o limite será:
Para 'a' fora do domínio há alguns truques para descobrir, como por exemplo:
Perceba que quando x tende a -1, temos divisão por 0, que não está definida, mas podemos abrir x²-1 = (x+1)(x-1), portanto:
E podemos cortar (x+1)/(x+1) no limite:
Agora x = a está definido, e portanto o limite será:
É importante também notar que o limite não precisa existir, aqui vai um exemplo, talvez o mais clássico, em que o limite não existe:
Perceba que, no gráfico de f(x), quando x vem dos número negativos, f(x) tende cada vez mais crescendo negativamente, mas quando x vem dos números positivos, a função cresce indefinitivamente. Portanto, no ponto x = 0, a função não está nem no +∞, nem no -∞, ele não existe.
Por último, vou dar uma noção de como calcular alguns limites por L'Hopital, mas para isso é preciso saber o conceito de Derivada, que é a taxa de variação da função e denotamos sua derivada por
A regra de L'Hopital utiliza da Derivada para utilizar para comparar duas funções tais que o limite delas dá problema:
Onde
Tome a seguinte fração, queremos chegar na mesma função racional:
como f(a) e g(a) são iguais a zero, então:
Agora, multiplicaremos por Δx/Δx na fração:
Rearranjando um pouco teremos:
Queremos que Δx se aproxime de 0, portanto podemos tomar o limite:
Perceba, que no lado esquerdo, a fração se torna a função racional que queremos tomar o limite, e do direito, se torna a derivada, pela definição, de f e g, portanto:
E portanto, igualando novamente obteremos:
ATENÇÃO: Essa igualdade não vale para todo a, somente para a tais que
Se a segue essas restrições, então vale que:
Exemplo:
Podemos aplicar L'Hopital: