De uma comparação do realismo brasileiro com o europeu
Soluções para a tarefa
Essa pesquisa tem como objetivo mostrar como ocorreu o desenvolvimento do realismo na Europa e, principalmente no Brasil. Além de enfatizar suas características e definir o pensamento ideológico que motivava os escritores para o realismo, busca ainda retratar quais foram os principais autores que sofreram influências realistas no Brasil e qual era a relação literária com o contexto social vivido na época do apogeu realista.
1. Origem
O Realismo é um movimento artístico que surgiu na França em 1857, quando Gustave Flaubert publica sua obra Madame Bovary, em que sua personagem principal busca um amor romântico, perfeito, mas a dura realidade, sem emoções, não permite realizar suas pretensões e ela acaba por se suicidar, a partir daí, o realismo se estende a numerosos países europeus. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais, sendo também objeto de ação contra o capitalismo progressivamente mais dominador.
O realismo se inicia em Portugal com a Questão Coimbra, polemica literária entre Antero de Quental, Teófilo Braga e os jovens literatos que surgiam na década de 1860, e os representantes da geração anterior, entre os quais se destaca Castilho.