Biologia, perguntado por yujapv, 10 meses atrás

Dê uma característica dos Protostômios triblásticos. Como essa característica se apresenta nos
Deuterostomios?​

Anexos:

alecamargooliveira: Não sei se minha resposta pode te ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por alecamargooliveira
2

Resposta:

Número de folhetos embrionários: Quando o espermatozoide se une ao óvulo, o zigoto (também chamado de célula-ovo) é formado. A partir disso, este zigoto sofre uma série de divisões mitóticas, formando várias células que ficam aderidas umas às outras. Esse conjunto de células fica parecendo um amora e, por isso, é chamada de mórula (que significa amora em latim). A mórula continua sofrendo mitoses e com o tempo transforma-se em uma esfera oca que chamamos de blástula, cuja cavidade se chama blastocele. Parte da blástula será empurrada para dentro, formando uma invaginação, como uma bola que murcha. Com isso, a blástula se transforma em gástrula, onde é possível ver duas camadas de células – os folhetos embrionários.  O folheto embrionário externo é chamado de ectoderme e o folheto interno é chamado de endoderme. Quando um animal possui apenas estes dois folhetos embrionários, chamamo-lo de diblástico. Há outros animais em que a endoderme pode originar uma terceira camada de células: a mesoderme. Esses animais são chamados de triblásticos. Mas você deve estar pensando: pra que servem essas duas ou três camadas de células? Bem, é que cada uma irá se diferenciar em diferentes tecidos e órgãos de cada animal. Logo, animais mais simples, serão diblásticos e os mais complexos, triblásticos.  Veja na imagem a seguir, a formação da gástrula e dos dois primeiros folhetos embrionários: Destino do blastóporo: Como você pode ver na imagem anterior, durante o estágio de gástrula, o embrião possui uma cavidade chamada de arquêntero, que dará origem ao intestino do animal. O arquêntero se comunica com o meio externo através de uma abertura, chamada de blastóporo. Os animais onde o blastóporo dá origem a boca, são chamados de protostômios. Todos os animais triblásticos, com exceção dos equinodermos e dos cordados, são protostômios. Quando o blastóporo dá origem ao ânus, esses animais são chamados de deutrerostômios, que é o caso dos equinodermos e cordados.

Presença ou não de celoma: Em alguns animais, há o surgimento de uma cavidade no meio da mesoderme, chamada de celoma. Nos animais adultos o celoma corresponde à região situada entre a epiderme e o tubo digestório e que aloja vários órgãos. Os animais que possuem essa cavidade são chamados de celomados.  Os animais que não possuem celoma são chamados de acelomados. Alguns animais podem ter uma cavidade dentro do corpo, mas que não foi formada a partir da mesoderme e sim da blastocele. Neste caso, são chamados de pseudocelomados.

Explicação:


ybarros721: é só uma resposta simples, não a bíblia
alecamargooliveira: Fiz na intenção de ajudar e você ter a melhor resposta possível. Senão ficou satisfeito é só desconsiderar.
alecamargooliveira: ** Fiz na intenção de te ajudar, e você ter a melhor resposta possível. Senão ficou satisfeita (o) é só desconsiderar.
Perguntas interessantes