Dê um table ou Smartphone na mão de uma criança pequena e prepare-se para vê-la explorar as funcionalidades da telinha com naturalidade impressionante. A destreza quase intuitiva com que os nativos digitais lidam com tecnologias de telas sensíveis ao toque é tamanha que algumas escolas de Ensino Infantil já apostam nos dispositivos para auxiliar o processo de alfabetização.
Para Luciano Meira, professor de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e consultor em educação e multimídia do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), a inserção dos aplicativos no Ensino Infantil é bem-vinda. "As crianças já estão familiarizadas com esses dispositivos. Da mesma forma que eu defendo que folheiem revistas e livros para se aproximar do material impresso produzido em nossa cultura, defendo este contato com a linguagem do tablet", diz.
O texto aponta o uso de tablets e Smartphone como ferramentas auxiliadoras no processo de alfabetização de crianças. Essas ferramentas se tornam facilitadoras da educação porque
a) são tão eficientes quanto folhear livros e revistas.
b) são manuseadas com naturalidade pelas crianças.
c) permitem que crianças aprendam o alfabeto melhor.
d) fazem com que as crianças se comuniquem melhor.
e) ajudam as crianças a compreender o mundo digital.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Letra b.
Segundo o texto, o processo de aprendizado associado à utilização de aparelhos eletrônicos está intimamente relacionado com a habilidade que os jovens apresentam ao utilizar tais aparelhos.
O texto chega a afirmar que a utilização desses aparelhos chega a ser algo quase que natural, e por isso, são utilizadas para promover aprendizado bem como a alfabetização ais acelerados, por intermédio da introdução de tais tecnologias no meio de ensino.
Perguntas interessantes