De um modo geral, surfactantes são moléculas que têm uma parte em sua estrutura a qual apresenta maior afinidade com a água (hidrofílica), chamada de parte ou "cabeça" polar, capaz de interagir mais facilmente. O surfactante também apresenta outra parte a qual tem maior afinidade com compostos orgânicos (hidrofóbica), chamada de "cauda" apolar. Por se assemelhar mais às moléculas ou às estruturas orgânicas, é capaz de envolvê-las.
Os surfactantes, também chamados de detergentes, podem ser biodegradáveis ou não. A diferença entre eles é que o detergente biodegradável apresenta cadeia carbônica sem ramificações (cadeia linear) e os detergentes não biodegradáveis apresentam cadeias carbônicas ramificadas.
Assim, o seu chefe pede que você solucione esta situação. Como você resolveria esse Desafio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Provavelmente, o entupimento das tubulações tenha sido causado pelo acúmulo demasiado de matéria orgânica nas paredes. Dessa forma, para a remoção, é necessário lançar mão de um sistema que interaja com esses compostos orgânicos, mas que também consiga carrear esse material até a água, onde estão os microrganismos, e que não seja nocivo para estes.
Assim, os surfactantes biodegradáveis podem ser uma ótima alternativa, uma vez que a sua porção apolar irá interagir com os compostos orgânicos provenientes do petróleo, fazendo com que sejam removidos e "soltem" o entorno da tubulação. Ao mesmo tempo, sua porção polar (hidrofílica) fica responsável pelo transporte com e até a água e/ou local de tratamento, onde se encontram os microrganismos, os quais farão o trabalho de degradar tais moléculas orgânicas.
Explicação: