Português, perguntado por eduardofritschnienow, 10 meses atrás

de um exemplo de Narrador não confiável

Soluções para a tarefa

Respondido por anapprufino
2

Resposta:

No âmbito literário, muitos são os exemplos de autores que criam narradores não confiáveis: O Assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie; A consciência de Zeno, de Italo Svevo; Estranha presença, de Sara Waters e As aventuras de Pi, de Yann Martel.

Explicação:

O narrador não confiável é aquele que tem a sua credibilidade comprometida, seja por mentir ou por apresentar uma sanidade mental questionável. Ao contar mentiras, ocultar informações o narrador não age em conformidade com as normas narrativas da obra. Porém, é difícil mensurar se o leitor realmente entende todas as normas, afinal, a contradição do narrador só pode se dar em contraposição ao entendimento que o leitor tem daquele mundo ficcional.

Desta forma, considerar uma narração como não confiável pode se configurar como uma espécie de estratégia do leitor que direciona ao narrador toda e qualquer discrepância interpretativa. Por isso, para se questionar a credibilidade do narrador é preciso questionar também o entendimento individual de cada leitor.


anapprufino: Muito obrigada! :)
Respondido por sylveonlinda
0

Um dos narradores não confiáveis mais famosos é Humbert Humbert, do livro Lolita, obra tal escrita por Vladimir Nabokov. Humbert consegue em boa parte do livro não apenas justificar, mas também convencer o leitor de que sua enteada de doze anos está apaixonada por ele e o provoca todos os dias quando, na verdade, tudo que temos são suas descrições de ações rotineiras de uma garota ordinária do ponto de vista de um pedófilo.

Perguntas interessantes