De todas as organelas eucarióticas, o núcleo é talvez o mais crítico. Na verdade, a mera presença de um núcleo é considerada uma das características definidoras de uma célula eucariótica. Essa estrutura é tão importante porque é o local em que o DNA da célula está alojado e o processo de interpretação dos comandos começa. Os vários níveis de empacotamento que existem nos cromossomos eucarióticos não apenas permitem que uma grande quantidade de DNA ocupe um espaço muito pequeno, mas também desempenham vários papéis funcionais. Por exemplo, o looping de fibras contendo nucleossomos reúne regiões específicas da cromatina, influenciando assim a expressão gênica. Na verdade, o empacotamento organizado do DNA é maleável e parece ser altamente regulado nas células.
Com base no texto, na literatura e em seus conhecimentos a explique como se dão os níveis de compactação do DNA nas células eucarióticas, para isso, construa um parágrafo organizando as palavras abaixo.
DNA – CROMATINA – CROMOSSOMO- EUCROMATINA – HETEROCROMATINA - INTERFASE – DIVISÃO CELULAR – NUCLÉOLO
b. Conhecer a estrutura da molécula do DNA é fundamental para compreender seu funcionamento. A anemia falciforme é causada por uma mudança de base de A para T em seus genes de hemoglobina adultos. Na figura abaixo(ANEXO) está representado apenas o filamento de DNA 5´-3´ das versões normal.
Construa um esquema representando a estrutura do DNA . Para isso utilize os cinco primeiros nucleotídeos mostrados na figura. Identifique NOMINALMENTE no seu esquema :
*os 3 componentes de um nucleotídeo,
*o pareamento de bases específico no DNA ,
*as ligações químicas que mantem os nucleotídeos unidos no mesmo filamento e entre os filamento
*A polaridade da molécula
Soluções para a tarefa
Resposta:
As células eucariontes são células que apresentam como característica principal a presença de um núcleo definido, ou seja, o material genético nessas células está envolvido pelo envelope nuclear. Além da presença de núcleo, elas se destacam por possuir organelas membranosas, as quais desempenham as mais variadas funções, tais como respiração celular, digestão intracelular e síntese de substâncias. Esse tipo de célula pode ser encontrado em algas, protozoários, fungos, plantas e animais.
É comum ouvirmos dizer que as células apresentam três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, isso não é bem verdade, uma vez que nem todas as células possuem essa última estrutura. As chamadas células eucariontes (do grego eu, que significa verdadeiro, e karyon, que significa núcleo) são as células que apresentam núcleo, ou seja, apresentam o material genético envolvido pelo envoltório nuclear, o qual é constituído por duas membranas concêntricas.
Além da presença de núcleo definido, observa-se nesse tipo celular a presença, no citoplasma, de organelas membranosas, tais como:
mitocôndria;
complexo golgiense;
retículo endoplasmático;
lisossomo;
peroxissomo;
vacúolo central (célula vegetal);
cloroplasto (célula vegetal).
Explicação:
Essas organelas são fundamentais para garantir o funcionamento adequado da célula, sendo responsáveis por realizar diferentes funções. Além das organelas citadas, os ribossomos também estão presentes nas células eucariontes. Eles, no entanto, não são considerados organelas por muitos autores, pois não apresentam membrana.
Os níveis de compactação do DNA nas células eucarióticas, diz respeito as células que possuem um núcleo definido.
Nas células eucariontes o material genético se encontra envolvido pelo envelope nuclear, além de possuir organelas membranosas das mais variadas funções, a exemplo da respiração, digestão e síntese de substâncias importantes.
Organismos como as algas, os protozoários, os fungos, as plantas e os animais são constituídos por células eucariontes e garantem o funcionamento adequado da célula em suas diferentes funções.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/40303027