De sua posição geográfica resultou uma fortíssima entrada de energia solar, acompanhada de um abastecimento quase permanente de massa de ar úmido, de grande estoque de nebulosidade, de baixa amplitude térmica anual e de ausência de estações secas pronunciadas em quase todos os espaços sub-regionais [...]. AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007. O Brasil, devido a sua localização geográfica e ao seu extenso território, é um país que possui grande variedade de climas, o que se reflete na formação de diferentes tipos de vegetação. Nesse sentido, a unidade de relevo e o domínio morfoclimático em questão são os a) dos chapadões do Cerrado. b) dos planaltos das Araucárias. c) das terras baixas florestadas da Amazônia. d) das pradarias mistas do Rio Grande do Sul. e) das depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste.
anapauladasilv133:
Sesi Cascavel agradece
Soluções para a tarefa
Respondido por
85
Alternativa C.
O texto apresentado na questão refere-se ao domínio morfoclimático da Amazônia, uma vez que este caracteriza-se por sua abundância hídrica, o que confere grande umidade ao domínio.
Vale destacar que, através das suas características, a Amazônia impede a formação de um deserto no centro-sul e sudeste do país, processo que já ocorreu ao longo do globo terrestre em outros locais de mesma latitude.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Respondido por
19
Resposta:
c) das terras baixas florestadas da Amazônia.
Explicação:
Geekie né safado
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás