De repente os olhos bem abertos. E a escuridão toda escura. Deve ser noite alta. Acendo a luz da cabeceira e para o meu desespero são duas horas da noite. E a cabeça clara e lúcida. Ainda arranjarei alguém igual a quem eu possa telefonar às duas da noite [. ]. Quem? quem sofre de insônia? e as horas não passam. Saio da cama, tomo café. E ainda por cima com um desses horríveis substitutos do açúcar [. ]. E o que se passa na luz acesa da sala? pensa-se uma escuridão clara. Não, não se pensa. Sente-se. Sente-se uma coisa que só tem um nome: solidão. Ler? jamais. Escrever? jamais. Passa-se um tempo, olha-se o relógio, quem sabe são cinco horas. Nem quatro chegaram. Quem estará acordado agora? [. ]. Mas quantas vezes a insônia é um dom. De repente acordar no meio da noite e ter essa coisa rara: solidão. Quase nenhum ruído. Só o das ondas do mar batendo na praia. E tomo café com gosto, toda sozinha no mundo. Ninguém me interrompe o nada. É um nada a um tempo vazio e rico. [. ] depois vai amanhecendo. As nuvens se clareando sob um sol às vezes pálido como uma lua, às vezes de fogo puro. Vou ao terraço e sou talvez a primeira do dia a ver a espuma branca do mar. O mar é meu, o sol é meu, a terra é minha. E sinto-me feliz por nada, por tudo. [. ] lispector, clarice. Insônia infeliz e feliz. In: notaterapia. Disponível em: . Acesso em: 9 out. 2019. Fragmento. Nesse texto, no trecho "e a cabeça clara e lúcida. " (1º parágrafo), o recurso estilístico de atribuição de características humanas a seres inanimados foi usado para
Soluções para a tarefa
A atribuição de características humanas a seres inanimados foi usada para:
mostrar que a narradora estava completamente acordada.
Personificação
O recurso da personificação (atribuição de ações e características humanas a seres que não são humanos ou a seres sem vida) está presente em "E a cabeça clara e lúcida".
Nesse trecho, a palavra "lúcida" foi empregada com o sentido de consciente, desperta, que vê, compreende ou exprime de modo claro.
Assim como a expressão "olhos bem abertos" indica, ao usar "cabeça clara e lúcida", a autora pretende demonstrar como a personagem estava completamente desperta, acordada na escuridão da noite.
Ela acordou no meio da noite devido à insônia, isto é, falta de sono ou incapacidade de dormir.
Leia mais sobre personificação em:
https://brainly.com.br/tarefa/47431461