Português, perguntado por akamelari7254, 1 ano atrás

De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias e gula de todos os tempos, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral. Millôr Fernandes O texto afirma que a fome A. e a gula eram recentes. B. era recente e a gula era antiga. C. e a gula eram perenes. D. era antiga, e a gula era recente. E. e a gula eram sombrias.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
21
a) e a gula eram recentes. Incorreto: No texto o autor nos conta que a fome já durava quatro dias, o que podemos considerar um período recente. Enquanto que a gula era de todos os tempos, o que não nos da um impressão de algo que surgiu a pouco tempo, mas de algo que vem de um longo período.

b) era recente e a gula era antiga. Correto:  A fome, que durava quatro dias, era recente e a gula, que durava eternamente, era antiga.
  
c) e a gula eram perenes. Incorreto: Perene significa algo constante, eterno. A fome que durava quatro dias é algo transitório, portanto não podemos enquadrar esta alternativa como correta.

d) era antiga, e a gula era recente. Incorreto: 
No texto o autor nos conta que a fome durava quatro dias, o que podemos considerar um período recente, temporário, portanto não era antiga.

e) e a gula eram sombrias. Incorreto: A sombra a qual o texto se refere é a do parreiral, não se relaciona com a fome e nem com a gula.
Perguntas interessantes