de que se trata os poemas épicos Ilíada e Odisseia do poeta Homero
Soluções para a tarefa
Resposta:
Homero (século IX ou VIII a.C.), considerado o maior e mais antigo dos poetas gregos, foi o fundador da poesia épica. Ele é autor das obras-primas "Ilíada" e a "Odisseia", os dois mais velhos poemas da literatura grega.
A "Ilíada" descreve os acontecimentos da Guerra de Troia, que teria ocorrido no século XIII a.C. e as aventuras entre os guerreiros gregos e troianos.
A "Odisseia" descreve a aventura do herói Ulisses, em sua volta para a ilha de Ítaca, após a Guerra de Troia.
Biografia de Homero
Homero foi um poeta da Grécia antiga, porém, nada se sabe a seu respeito.
Os gregos do século V a.C. relembravam que, em algum lugar, num passado distante, vivera um homem chamado Homero, que compusera dois grandes poemas épicos: “Ilíada" e “Odisseia”. Mas os próprios gregos da antiguidade sabiam muito pouco a respeito de Homero.Alguns testemunhos antigos permitem certas deduções sobre a vida de Homero: deve ter vivido entre os séculos IX e VIII a.C., o chamado período homérico, era filho de Meon, e muito cedo ficou órfão de pai e mãe, vivendo em extrema pobreza.
Aprendeu história e música e tornou-se mestre na escola que estudou. Viajou pelo Mediterrâneo em companhia de um mercador.
Segundo algumas lendas, Homero esteve na ilha de Ítaca, onde reuniu dados para descrever a vida de Ulisses – o aventureiro rei da ilha. Nessa cidade, ele teve uma grave doença nos olhos, que o cegou para o resto da vida.
A maior parte das teorias afirma que os poemas só foram elaborados por volta do século IX a.C., ou seja, cerca de 400 anos após a Guerra de Troia.
Homero pode ter sido um rapsodo – trovador – que viajava de cidade em cidade, cantando poemas épicos e histórias de aventuras nas cortes dos reis e nos acampamentos guerreiros.
Na Grécia antiga, as histórias que narravam o cerco e destruição de Troia estavam entre as preferidas dos ouvintes. O poema descreve com detalhes o mundo grego dessa época.Os Poemas: Ilíada e Odisseia
O tempo escondeu a data da elaboração das duas maiores epopeias gregas: Ilíada e Odisseia. Sabe-se que isso ocorreu entre os séculos IX e VIII a.C.
Os dois poemas apresentam certa unidade entre eles, sende que a diferença que existe é atribuída à diversidade das épocas a que se referem.
A Ilíada caracteriza-se pelas aventuras guerreiras da conquista de Troia. Já a Odisseia, descreve a viagem de Ulisses em sua volta para Ítaca, após a Guerra de Troia.
No século VII a.C., rapsodos de toda a Grécia recitavam trechos dessas obras, que ficaram conhecidas como poemas homéricos.
Segundo a tradição, o estadista ateniense Pisístrato (605-527) foi quem pela primeira vez mandou colecionar todos os poemas épicos, uma vez que os heróis retratados passaram a servir como padrão de comportamento.
Mais tarde, em Roma, Homero foi o mais bem acolhido dos poetas gregos: lido, admirado, traduzido e imitado por diversos autores épicos, entre eles, Virgílio (século I a.C.) que escreveu a "Eneida".
Muitos séculos depois, Luís Vaz de Camões (século XVI) escreveu "Os Lusíadas" e o inglês John Milton (século XIII) escreveu "Paraíso Perdido". Ainda hoje, a expressão "façanhas homéricas" é usada para se referir a grandes feitos ou a grandes aventuras.
Explicação:
Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia; Odisseia narra o retorno de Ulisses, o Odisseu, rei de Ítaca, após essa guerra. Essas narrativas são consideradas um simbolismo da aventura humana.