Geografia, perguntado por felipeplt69, 6 meses atrás

- De que são constituídos os ecossistemas? Explique cada um deles.

Soluções para a tarefa

Respondido por CONFIA123455
0

Resposta:

Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos; enquanto que os componentes abióticos são os fatores químicos, físicos e geológicos do ambiente, como luz, umidade, temperatura, nutrientes, solo e água.

Explicação: Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

Respondido por isaaccotocop6zgis
0

Resposta:

O ecossistema é um conjunto de aspectos físicos, químicos e biológicos que envolvem e influenciam a existência de todas as espécies animais e/ou vegetais. Dessa forma, são grupos de elementos vivos, como as flores e os animais, e elementos não vivos, como a luz do sol e a chuva, que se relacionam entre e si e formam um sistema equilibrado.

Explicação:

Ecossistema marinho

O ecossistema marinho ocupa mais de 70% da área do planeta e é formado por todos os ambientes que encontramos nos mares e oceanos, ou seja, a água salgada e os animais e vegetações que ali vivem, além de outros fatores. Já os ambientes de água doce, como rios e lagos, recebem o nome de ecossistemas aquáticos.

Ecossistema terrestre

Tão rico e complexo quanto o ecossistema marinho é o ecossistema terrestre, formado por tudo o que encontramos nas porções de terra habitadas por seres vivos e os fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (seres não vivos) que ali estão. Florestas, desertos, savanas e pradarias são os principais ecossistemas terrestres do planeta.

Ecossistemas brasileiros

Como o Brasil possui extensão continental, encontramos diversos biomas diferentes, com características próprias de vegetação, solo e clima. Conheça os principais ecossistemas brasileiros e compreenda porque as regiões do nosso país são tão distintas.

Amazônia

Ocupando quase 60% de todo o terreno brasileiro, esse é o maior ecossistema que temos por aqui, assim como é a maior reserva de biodiversidade do mundo. O clima na região é sempre quente e a vegetação é de floresta, com árvores de grande porte.

Caatinga

Com uma vegetação de arbustos de médio porte e de cactos, que se adaptaram às secas, a caatinga ocupa grande parte do Nordeste brasileiro e mantém a região com um clima semiárido.

Cerrado

Segundo maior bioma do país, compreende parte da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Seu clima é tropical sazonal, oscilando entre períodos de chuva e de seca, e a vegetação é formada por árvores de troncos retorcidos, de pequeno porte e espaçadas.

Mata Atlântica

Esse é o ecossistema mais ameaçado do país, correspondendo a 15% do território brasileiro, principalmente na faixa litorânea. O clima na Mata Atlântica é tropical úmido, com temperaturas altas e muita chuva. Já a vegetação é formada por árvores de médio e grande porte, que, juntas, criam uma floresta densa e fechada.

Pantanal

O Pantanal é a maior região do mundo onde os rios se expandem em épocas de chuva, criando uma enorme planície inundável. Bastante conhecido pelo turismo, o Pantanal fica na região Centro-Oeste e possui o menor tamanho em relação aos demais biomas nacionais. Seu clima é tropical continental, sempre quente e com chuvas — apesar de o inverno ser seco. Sua vegetação é de gramíneas, plantas rasteiras e árvores de tamanho médio.

Mata dos Cocais

Este ecossistema ocupa parte do Nordeste e apresenta vegetação intermediária entre a floresta amazônica e a caatinga.

Mata de Araucárias

Composto, principalmente, por árvores araucárias, está localizado na região Sul do país.

Pampa

Ocupa o Rio Grande do Sul e é formado por plantas rasteiras, gramíneas e árvores pequenas, o que favorece a pastagem dos animais. Exclusivo dessa região do Brasil, o clima nos pampas é subtropical, o que permite que as estações do ano sejam bem marcadas.

Mangue

O mangue é o ecossistema presente nas regiões alagadiças do país, marcando o encontro entre a água doce e a salgada.

Perguntas interessantes