De que modo o governo de D. Pedro II agiu para criação de uma identidade nacional durante o segundo reinado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O presente artigo é resultado de pesquisas financiadas pela bolsa FIPE, podendo ser considerado como um desdobramento do projeto “História Intelectual, Historicidade e Processos de Identificação Cultural”, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Armani. Com o fim do Império Brasileiro, em 1889, quando foi dado o Golpe Republicano sob a liderança de Deodoro da Fonseca, o Imperador e a família imperial, foram expulsos das terras nacionais.
Explicação:
Durante essa conjuntura de troca do regime político no país existiram muitos conflitos e tensões entre os republicanos e monarquistas. Surgiram assim, discursos de intelectuais versando sobre esse assunto e o colocando dentro da história nacional. No período entre os anos de 1890 e 1910, alguns intelectuais brasileiros desenvolveram ideias que versavam sobre a nação. Entre os principais representantes que defenderam a monarquia, estão: Oliveira Lima, Eduardo Prado, Affonso Celso, Joaquim Nabuco. Tratarei, neste trabalho, da visão de Joaquim Nabuco acerca do Segundo Reinado e mais especificamente de Dom Pedro II, considerando-os como elementos-chaves na formação da identidade nacional do Brasil na virada do século XIX para o século XX.
Resposta:
O governo estimulou a realização de diversas ações e apoiou instituições culturais que ajudaram no processo de construção de uma identidade nacional durante o Segundo Reinado. O governo também estimulou a criação de escolas, que deveriam contribuir para a exaltação dos valores nacionais, onde as crianças eram ensinadas a valorizar a história e a cultura brasileiras.
MARCA COMO MELHOR RESPOSTA PFVR!! :)