De que modo a vida dos astecas estava relacionado a religião? dê
alguns exemplos
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESUMO
Explicação:
A religião asteca era uma mistura de elementos (crenças e tradições) de diversos povos antigos mesoamericanos.
A religião asteca dava uma grande importância à criação do universo, a situação humana em relação ao divino, ligada principalmente à agricultura e as chuvas.
Eram politeístas, pois acreditavam na existência de vários deuses. Acreditavam na comunicação constante entre os deuses e os humanos. Havia também a crença de que os deuses podiam entrar no corpo das pessoas.
Realizavam sacrifícios humanos como forma de acalmar e agradecer os deuses.
Mitologia asteca
Os astecas tinham diversos mitos nos quais explicavam a origem dos deuses, dos homens e dos fenômenos da natureza. Estes mitos eram importantes, pois davam sentido a vida.
Artes Plásticas
Os astecas faziam esculturas de diversos tamanhos sobre, principalmente, temas religiosos ou aspectos da natureza. Os artistas astecas captavam a essência do que queriam retratar e faziam as obras com grande riqueza de detalhes.
Vale destacar que o tamanho da escultura estava relacionado com a importância do que era retratado. Deuses, sacerdotes e reis, por exemplo, eram temas de grandes esculturas. Enquanto as pequenas retratavam animais e objetos comuns do cotidiano.
Os escultores astecas usavam pedras e madeiras para fazer suas esculturas. Elas costumavam ser pintadas com tintas que obtinham na natureza. Usavam também a técnica de incrustação de pedras preciosas nas esculturas.
Dança, Música e Canto
As danças, músicas e cantos astecas eram realizados em diversas atividades de caráter religioso como, por exemplo, casamentos, funerais e sacrifícios. Estavam também presentes em atividades políticas e bélicas.
Os bailes religiosos aconteciam, principalmente, no pátio dos templos.
Os músicos astecas usavam diversos tipos de instrumentos musicais feitos com elementos da natureza, principalmente, madeira. Eram também usados chifres de animais e cascos de tartaruga para a confecção destes instrumentos. Os tambores eram os instrumentos mais usados na realização de músicas.
A vida dos astecas se relacionava à religião à medida que suas construções arquitetônicas, ritos e organizações sociais respeitavam supostas regras impostas por entidades superiores que deveriam ser constantemente aplacadas através de sacrifícios humanos.
Religiosidade asteca
Na chegada dos espanhóis foram relatados inúmeros rituais astecas que aconteciam nas famosas pirâmides, onde os escravos e prisioneiros eram mutilados e rolavam até solo, assim, as autoridades do reino acreditavam que obteriam sucesso na conquista de territórios e enriqueceriam, pois sua religiosidade estava sendo aplicada.
Mais sobre a vida dos astecas: brainly.com.br/tarefa/11575679
#SPJ2