De que modo à separação entre modernidade e tradição é representada na teoria social de E. Durkheim, K. Marx e M. Weber ? Quais as características de modernidade e da tradição?
Soluções para a tarefa
Durkheim:
Explicou a solidariedade orgânica como parte das sociedades modernas, ou seja, sua organização é mais complexa, assim como o conjunto de leis e regras são instituídas de forma melhor estruturada.
Desenvolveu também o conceito da solidariedade mecânica como um bom exemplo para apresentar as culturas primitivas, contribuindo para o conceito sobre a sociedade e o que é sociologia.
Marx:
Junto de Engels refletiram sobre a organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado, ou seja: A camada financeiramente mais rica e a parcela segregada, fato exposto por Marx em suas teorias sobre a luta de classes.
Weber:
Partiu do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido;
Por fim, a partir da revolução industrial, as relações sociais passaram a se expandir e crescer o que é sociologia, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial.