Geografia, perguntado por hae455, 8 meses atrás

De que modo a perda de biodiversidade e os incêndios florestais afetam a qualidade de vida das pessoas?


hae455: E que ações podem ser adotadas para evitar ou amenizar o problema descrito anteriormente?

Soluções para a tarefa

Respondido por laviniaguazzi
3

Resposta:

- A partir dos incêndios florestais há a perda da qualidade do ar;

- Os incêndios florestais geralmente causam grandes danos ao solo, principalmente às suas propriedades físicas. A destruição da cobertura orgânica do solo, expondo-o diretamente às intempéries, provoca grandes modificações em suas propriedades físicas, particularmente porosidade e penetrabilidade, além de expor totalmente o solo à ação dos agentes causadores de erosão.

- A perda da biodiversidade tem dois impactos significativos na saúde humana e na propagação de doenças. Primeiro, ela aumenta o número de portadores de doenças animais nas populações locais. A mudança nos habitats, normalmente, torna as espécies infectadas mais comuns e faz com que elas prevaleçam sobre as espécies saudáveis.

- No topo da lista está o valor monetário da biodiversidade em todo o mundo. O ecossistema possui funções específicas, como: polinização, irrigação, recuperação do solo, entre outras coisas. Porém, com diversas áreas afetadas, a natureza não suporta exercer adequadamente todas estas atividades. O custo estimado por causa deste prejuízo natural varia de US$ 2 a 5 milhões por ano, em todo o mundo.

Perguntas interessantes