História, perguntado por Inesleite0, 4 meses atrás

De que modo a arquitetura do ferro contribuiu para melhorar a vida nas cidades?

Soluções para a tarefa

Respondido por paulafatima22
4

arquitetura do ferro apareceu por volta da metade do século XIX. Enquanto que os arquitetos executavam historicismos, esforçando-se por inovar recorrendo à decoração, os engenheiros, mais ocupados com a questão técnica, preocupavam-se essencialmente em superar os desafios impostos pelas necessidades surgidas com a industrialização, dando origem ao capítulo mais original da arquitectura do século XIX – a chamada arquitectura do ferro.

Na época era vista como técnica pura aplicada a obras de engenharia sem qualquer mérito no campo da arquitectura. Assim, na tentativa de agradar ao gosto comum, executavam obras em ferro respeitando os historicismos e, frequentemente, encaixados em construções tradicionais como as estações de caminho-de-ferro, revelando uma adaptabilidade completamente nova na história da arquitectura. O resultado foi uma série de edifícios, construções e pontes, concebidos com propósitos completamente diferentes do habitual na

arquitectura, colocando a tónica na função. Aliando a arquitectura do ferro com a recente invenção do elevador, foi possível construir em altura e desenvolver novos processos de construção em grande escala. É um marco fundamental na história da arquitectura.

OUTRA OPÇÃO DE RESPOSTA

progressos técnicos promovidos pela primeira Revolução Industrial permitiram que o ferro fundido pudesse ser empregado em uma escala sem precedentes na construção civil. Com efeito, a arquitetura do ferro tornou-se uma realidade na Europa entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX.

ferro permitiu reduzir os suportes, criando sistemas porticados em grelha que aumentavam bastante as possibilidades de invenção formal e espacial e que remetiam, de certa forma, para a solução de esqueleto estrutural do estilo gótico.

Perguntas interessantes