De que maneiras o teatro intruenciou a estrutura física do circo
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
I nfluência e confluência
Daniele Pimenta
Daniele Pimenta é doutoranda do Prgrama de Pós-Graduação em Artes da Unicamp.
irco e teatro são manifestações artísticas
com tantos pontos em comum que chegam a fundir-se e confundir-se em muitos
momentos de suas histórias. Essa relação
“ampla, geral e irrestrita” pode tornar difícil isolar alguns elementos que caracterizem
cada uma delas, pois se o circo pode ter dança,
o teatro também pode, se o teatro pode ter música, o circo também e, nesse caminho, pode-se
seguir para o trabalho acrobático de circenses e
de atores, para os efeitos de luz e sonoplastia que
envolvem a platéia, o cuidado com figurinos e
maquiagem, contra-regra e barreira (como se
chama a equipe que monta e desmonta os aparelhos no circo), além da própria estruturação
de distribuição da platéia no circo e no teatro
desde suas origens. Até palhaço, um ícone do
circo, o teatro tem.
Mas então, como temos idéias tão definidas quando se fala em circo e em teatro?
É senso comum que a primeira imagem
que vem à mente quando se fala em circo seja a
do circo como estrutura arquitetônica, o espaço
físico tradicional do espetáculo circense. Lona e
picadeiro. Assim como para o teatro a imagem
é a do prédio do teatro à italiana. O palco.
Essas referências são significativas, mas é
claro que não são absolutas. Por um lado, sempre se fez teatro nos mais variados espaços, muito antes de (e durante e após) se conceber o palco italiano; por outro, o circo de lona como
estrutura física, além de ser relativamente recente em sua história, não é exclusividade do espetáculo circense já há algum tempo: além da possibilidade de se realizar espetáculos circenses em
espaços não convencionais, vende-se lona de circo para os mais variados fins, como leilões de
gado, festas, espaço para shows musicais, centros comunitários, etc.
Portanto, se quisermos pensar nos pontos em comum e nos pontos de distinção entre
circo e teatro, devemos ir além dos espaços que
levam seus nomes.
História, espetáculo, modo de vida
As atividades circenses antecedem largamente a
criação circo como instituição reconhecida.
Acrobacias, equilibrismo, contorcionismo, funambulismo, malabarismo, pirofagia, prestidigitação, força capilar, doma de animais, entre
Explicação: