História, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

De que maneiras de dentro Smith contrapunham o mercantilismo

Soluções para a tarefa

Respondido por pesquisadoraprendiz
0

Resposta:

Adam Smith declara como sendo o objetivo central de sua teoria econômica a produção em seu aspecto social, no qual a base do crescimento econômico de uma sociedade se alicerça fundamentalmente no próprio trabalho dos homens.

Essa visão apresenta-se totalmente diferenciada das ideias mercantilistas, que enfatizavam a circulação de mercadorias como base do crescimento econômico e também dos fisiocratas, que atribuíam à terra a origem de toda a riqueza disponível para determinada sociedade.  

Smith alegava que a economia se move pelo interesse pessoal das pessoas  

No século XVIII vigorava o Mercantilismo, no qual havia forte intervenção estatal e entraves no comércio exterior. Nessa época, a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de ouro e prata nos cofres.

Adam Smith discordava e alegava que a riqueza de uma nação está na habilidade de produzir bens. Para isso, os cidadãos devem ser capacitados e o Estado não deve intervir.

Espero ter ajudado!

Explicação:

Seguindo os ideais de muitos filósofos da época, Adam Smith acreditava que a natureza é o melhor guia do homem. Ele defendia que Deus (a Providência) dispôs as coisas de tal forma que, se as pessoas forem deixadas livres para alcançar seus sonhos, eles vão naturalmente agir favorecendo o melhor para a sociedade. Independente de terem ou não a intenção, as pessoas ajudam umas às outras, no intuito de auxiliar a si mesmas. Segundo esse pensamento, até mesmo os mais gananciosos levam, frequentemente, aos mais favoráveis resultados para todos. Considera-se este o trabalho da “mão invisível” da Providência.

Perguntas interessantes