de que maneira um gas poluente pode fazer mal a saude
Soluções para a tarefa
Sempre que ouvimos falar de monóxido de carbono (CO), associamos rapidamente o gás a perigo ou poluição. Mas que tal entender um pouco mais a respeito dessa substância utilizada para diversas necessidades?
O CO é um gás incolor, sem cheiro ou sabor, inflamável e perigoso devido à sua grande toxicidade e por ser um asfixiante químico. O CO é liberado no ambiente por fontes naturais ou antrópicas (causas humanas). As fontes naturais podem ser: atividade vulcânica, descargas elétricas e emissão de gás natural. As fontes antrópicas equivalem à aproximadamente 60% do CO presente na troposfera. Tudo isso é produto da combustão incompleta, ou seja, queima em condições de pouco oxigênio de combustíveis fósseis (lenha, carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene, óleo diesel, gás), sistemas de aquecimento, usinas termelétricas a carvão, queima de biomassa e tabaco.
O CO também pode se originar pela oxidação fotoquímica de compostos orgânicos voláteis (VOCs) na atmosfera ou na superfície de corpos de água. Na atmosfera, o composto pode sofrer oxidação e formar dióxido de carbono; nas águas superficiais, que ficam saturadas dele, micro-organismos são capazes de utilizar o composto como fonte de energia.
As fontes mais frequentes e que lançam maior concentração de CO na atmosfera (milhões de toneladas) são as queimadas, que ocorrem em florestas do mundo todo, e o gás emitido do escapamento dos veículos