De que maneira são criados e atribuídos os nomes científicos?
Soluções para a tarefa
Escolheu-se uma lingua que fosse de conhecimento internacional e que nãosofresse modificações - o latim, por ser uma língua morta (não é usada por nenhuma nação atualmente e, portanto, não está sujeita a mudanças) e porque, em muitos países, era estudada até nas escolas básicas, inclusive no Brasil.
Quando empregamos em textos, os nomes científicos das espécies vêm em destaque. Esse destaque, em geral, é feito usando letras em itálico, isto é, letras inclinadas ou sublinhado.
Foi apenas em 1735 que se chegou a um sistema de classificação universal para os seres vivos: o sistema binomial de nomenclatura, elaborado por Lineu. A espécie foi adotada como unidade básica de classificação.
No sistema binomial devem ser observadas algumas regras de nomenclatura:
O nome científico de uma espécie deve ser escrito em latim e deve estar destacado no texto (em Itálico ou sublinado) como já vimos.
é obrigatório o uso de duas palavras para designar o nome científico de uma espécie, daí a expressão sistema binomial de nomenclatura (a palavra binomial significa 'com dois nomes', 'com duas palavras'). A primeira delas deve ser escrita com letra inicial maiúscula; a segunda, com letra inicial minúscula
A primeira palavra, com inicial maiúscula, indica o gênero a que pertence a espécie. A expressão formada pela primeira palavra mais a segunda designa a espécie.