História, perguntado por mylena91, 1 ano atrás

de que maneira podemos definir o coronelismo

Soluções para a tarefa

Respondido por biancatitoneli08
2
O coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da república brasileira. De fato, essa experiência faz parte de um processo de longa duração que envolve aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais do Brasil. A construção de uma sociedade vinculada com bases na produção agrícola latifundiária, desde os tempos da colônia, poderia contar como um dos fatos históricos responsáveis pelo aparecimento do chamado “coronel”.
Respondido por benisy1
2
podemos definir como um termo criado para designar certos hábitos políticos e sociais próprios do meio rural brasileiro, onde os grandes proprietários rurais, chamados de 'coronéis', exerciam absoluto domínio sobre as pessoas que viviam em suas terras ou delas dependiam para sobreviver. O fenômeno tem raízes profundas na tradição patriarcal brasileira e no arcaísmo da estrutura agrária do país. Também é utilizado, na atualidade, para designar a política nepotista e demagógica de alguns políticos.

Senhores de grandes extensões de terra que exploravam os agricultores.
Fazendeiros que, usando da influência de sua propriedade ou da força, obrigavam seus colonos a votarem em seus candidatos políticos.

Perguntas interessantes