de que maneira os resulados dos conflitos entre os grupos patricios e plebeus contribuiram para avanços na cidadania para os habitantes da sociedade romana
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante a República, a conquista de novas terras foi um fator determinante para que a feição social de Roma passasse por inúmeras transformações. Logo de início, a economia de caráter agropastoril disputou espaço com um articulado comércio entre várias regiões próximas do Mediterrâneo. A ampliação da oferta de escravos estabeleceu um aumento da oferta de alimentos. Paralelamente, generais e magistrados se beneficiavam com a administração e a tributação das novas províncias. O controle dos patrícios sobre o Senado fez com que essa classe ficasse ainda mais enriquecida com a ampliação de suas propriedades e a larga utilização da mão de obra escrava. Apesar de gerar uma incrível produção de riquezas, essa nova realidade prejudicou imensamente os pequenos proprietários, que não conseguiam competir com o preço dos alimentos oferecidos pelos patrícios. Por outro lado, vários plebeus perderam oportunidade de emprego com o uso dos escravos.
Explicação:
Podemos dizer que estes conflitos forçaram a ocorrência de mudanças políticas que permitiram a reorganização da sociedade romana, já que a classe politicamente dominante (os Patrícios) tiveram de fazer concessões aos plebeus (homens livres, mas que não eram de famílias "nobres").
Podemos citar como mudanças nestes sentido o estabelecimento do Tribuno da Plebe (um representante da Plebe que podia falar no Senado, propor projetos de interesse dos plebeus e vetar projetos considerados ruins para os plebeus) e da Lei Canuleia, que permitiu que plebeus se casassem com patrícios e os filhos destas uniões herdassem os direitos dos pais, uma forma de ascensão social.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/782113