De que maneira o rei hamurábi contribuiu para a consolidação do império babilônico
Soluções para a tarefa
Resposta:
o rei Hamurábi foi responsável por uma das mais importantes contribuições culturais daquele povo: a compilação de um código de leis escrito quando ainda prevalecia a tradição oral, ou seja, em época em que as leis eram transmitidas oralmente de geração em geração ou de forma consuetudinária.
Espero ter ajudado!!!
Explicação:
Olá.
O império babilônico, um dos maiores de seu período, alcançou seu auge durante a gestão de Hamurabi e, consequentemente, declinou com sua morte.
Podemos fragmentar, para melhor definir, os aspectos que tornaram a gestão de Hamurabi tão formidável em dois pontos que caracterizam a pessoa do imperador: legislador e administrador.
Como administrador, Hamurabi foi responsável, principalmente, por:
- Restaurar vários dos mais importantes templos do império;
- Garantir a proteção da capital, a cercando com muralhas;
- Retificar o leito do Rio Eufrates;
- Impulsionar a agricultura e o comércio da planície mesopotâmica, ao construir novos e conservar os antigos canais de navegação e irrigação;
- Instaurar tributos e impostos para construção de obras públicas;
Já como legislador, Hamurabi foi responsável, principalmente, por:
- Estender a lei e o direito a todos os súditos;
- Alicerçar a tradição jurídica;
- Garantir a harmonia dos costumes;
Além dos citados, seu maior reconhecimento histórico está na criação do conjunto de leis que leva seu nome, o Código de Hamurabi, criado pelo imperador, que almejava homogeneizar o reino juridicamente, garantindo uma cultura comum.
Esse código tem como base as Leis de Talião (“Olho por olho, dente por dente”), principalmente para definir penas de quem cometia infrações e estabelecer regras de propriedade e vida. Nele estão codificadas a jurisprudência de seu tempo, o que o tornou de necessidade indissociável para a consolidação do império.
Espero ter ajudado.