Sociologia, perguntado por IsahRodriguess, 1 ano atrás

Dê que maneira é possível percebemos a relativização cultural?

Help!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por MEMK
1

Olá!


Primeiramente é necessário entender que existem diversas formas de relativizar a cultura. Irei apresentar três formas que podem ser identificadas socialmente.


1- Relativismo Cultural: esse relativismo é centrado na Relativização Cultural, ou seja, a moralidade básica (liberdade, igualdade e fraternidade) pode ser relativizada dependendo do ponto de vista cultural. Por exemplo, na Índia o sistema de castas lá vigente assegura que algumas pessoas são melhores que as outras simplesmente por conta de sua casta, violando e relativizando a ideia de igualdade.


2- Historicismo: Relativização dos princípios morais de acordo com o período histórico. Ou seja, o uso da moralidade contemporânea não poderia ser aplicado na história, desse modo ocorre a relativização da moral por meio da história. Por exemplo: não poderíamos julgar os nazistas hoje pois na época dele a moralidade dos nazistas era diferente da atual e portanto não pode ser censurada hoje em dia.


3- Emotivismo: Essa corrente relativista representa o ápice do processo relativista, proveniente da corrente empirista. Para eles não existem fatos, apenas interpretações. Ou seja, a medida que a percepção dos acontecimentos é individual não é possível repreender atrocidades pois tais acontecimentos podem ser interpretados de maneira diferente por cada pessoa que analisa. Por exemplo: os neo-nazistas atualmente estariam corretos em compactuar com as ideias de Hittler pois cada um têm o direito de considerar que não existem fatos concretos (o assassinato de seis milhões de judeus é uma coisa ruim) e sim apenas interpretações. Nesse caso, nada é bom ou ruim em sua totalidade, retirando da sociedade o poder de estabelecer parâmetros morais.

Perguntas interessantes