de que maneira desenvolvemos a etica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ser ético é ter consciência de suas escolhas. Uma pessoa ética deve saber o que é bom e realizar tais ações, em vez de tomar atitudes maliciosas.
Explicação:
Aprenda sobre a ética. Ela é definida como um conjunto de princípios morais que governam as ações de um indivíduo ou de um grupo em suas interações um com os outros. A maioria dos estudiosos concorda que, como resultado da confiança em “princípios morais”, é muito difícil definir uma ideia exata do que significa viver de forma ética. Para aprender mais sobre esse conceito, é importante:
Ler sobre ética; existem milhares de livros que abordam esse assunto;
Conversar com outras pessoas para saber como a interpretam;
Pensar sobre a ideia de ética.
Reflita sobre a sua própria fonte de ética. O primeiro passo para incorporá-la em sua vida é pensar sobre a fonte de sua ética; muitas pessoas não possuem um código de ética explicito, mas adotam uma conduta (que segue bons conceitos ou não) de acordo com as ideias internalizadas e ao verem ações de outras pessoas. Para descobrir de que lugar a sua ética se origina, pense que ideias e ações (de outros indivíduos) influenciaram a você e sua visão em relação a tais conceitos. Pergunte a si próprio: a sua conduta moral, que definiu o que é certo ou errado em sua percepção, vem de quem ou do quê?
É da religião? A ética religiosa pode vir do livro ou de textos sagrados de sua fé;
Ela se origina de sua família? A ética pode ser passada pelos pais ou membros da família por exemplo ou de forma explícita. Se os seus pais tratam outras pessoas gentilmente, agem de forma honesta e são generosos, provavelmente você adotará esse conjunto de regras;
Isso se origina de sua ideologia política? A ética pode variar de acordo com seu pensamento político; um socialista, por exemplo, acredita que as pessoas têm obrigação de ajudar os pobres enquanto um libertário, defende que cada um possui o direito de viver sem qualquer coerção, independentemente da riqueza própria e da pobreza dos outros.
Escreva o seu código ético. Depois de pensar e identificar de que lugar a sua ética se origina, anote-a em papel. Esse é um processo bem simples, que o ajudará a identificar, conceituar e entender o seu próprio código moral. Siga os Passos abaixo:
Escreva as suas ideias sobre ética de forma específica;
Ordene cada aspecto por importância. A honestidade vale mais do que a generosidade?
Anote cada ponto ético com um comentário sobre como pode implementar isso em sua vida no dia a dia. Uma frase simples, como “nunca contarei uma mentira”, serve.
Reflita e chegue à conclusão se você segue ou não seu código de ética. Após descobrir de quem incorporou a ética, pense se você realmente segue os conceitos no cotidiano; pode ser algo difícil de se concluir, já que será preciso desafiar a si próprio, refletir bastante e até criticar as próprias ações. No final, esse tipo de autorreflexão é muito importante, caso deseje agir de forma ética no dia a dia.
Se acredita em ajudar os pobres, você está realmente fazendo isso, se voluntariando para servir alimentos aos necessitados em fins de semana ou feriados, por exemplo?
No caso de valorizar a honestidade, ela é praticada no dia a dia? Quando foi a última vez que mentiu, e isso magoou alguém?
Ao crer que cada pessoa possui o direito de encontrar a própria felicidade, relembre se você já fez “bullying” ou usou de força para conseguir algo de um indivíduo;
Coloque sua ética em prática. O próximo passo é usar a ética na sua vida, no cotidiano; pode ser algo complicado de se fazer, já que viver seguindo um código de conduta pode ir contra os instintos de procurar os próprios interesses. No entanto, se estiver determinado em viver seguindo os seus conceitos, é perfeitamente possível.
Simpatize com as pessoas.
A verdadeira simpatia ocorre quando você consegue entender como os outros veem e sentem o mundo.
Seja altruísta.
Abrace a honestidade.
Respeite os direitos dos outros.
Honre promessas e obrigações, cumprindo-as.