História, perguntado por talytabailarina, 10 meses atrás

de que maneira a lei áurea contribuiu para que ocorresse a proclamação da república​

Soluções para a tarefa

Respondido por MiguelAngelo157
4

Resposta:

Que a maioria dos soldados que estavam lutando na Guerra do Paraguai eram ex-escravos e queriam melhores condições de trabalho. 

E ainda os latifundiários escravagistas estavam descontentes com a monarquia porque o Imperador não deu uma remuneração para esses latinfundiários, pela perda dos cativos. 

Por isso que D. Pedro II foi golpeado politicamente pelo Marechal Deodoro da Fonseca, instalando a República da Espada

Explicação:

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

abolicionismo; republicanismo.

Explicação:

A Lei Áurea torna-se um divisor de águas no movimento republicano, com a inserção de elementos alheios à história do movimento – aqueles a quem Patrocínio denominou "republicanos do 14 de maio", muitos deles membros egressos das fileiras do Partido Conservador. A ação da Coroa em empreender a abolição destruiu seus alicerces e provocou rupturas definitivas no próprio movimento republicano: "Os partidos Liberal, Conservador e Republicano estavam de fato divididos frente à questão da abolição; a lei da eleição direta cassara de fato o voto a milhares de brasileiros, dando maior consistência à Câmara, mas afastando-a da opinião pública; o Poder Moderador tornara-se nesta conjuntura de fato ambíguo: seu exercício poderia ser formalmente ditatorial, mas estar, ao mesmo tempo, mais próximo da opinião pública. Neste sentido, a batalha da abolição corroeu a base dos partidos nacionais e contribuiu não só para o fim da monarquia como para a proclamação da república manu militari. Culpa dos abolicionistas? Sem dúvida, não. O sistema representativo é que não funcionava adequadamente" (CARVALHO, 1996, p. 15).

Perguntas interessantes