de que maneira a decadência do feudalismo contribui para o avanço do pensamento racional
Soluções para a tarefa
O fim do Feudalismo trouxe o Renascimento Científico, que mudou drasticamente a forma de ver do mundo: do teocentrismo para o humanismo e antropocentrismo. Assim, a sociedade tornou-se mais crítica, mais ativa no campo racionalista. Foi uma época de grandes descobertas e estudos. Dentre os estudiosos desta época estão Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Renée Descartes, Francis Bacon, Isaac Newton e Leonardo da Vinci.
A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal: - O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas; - O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades.
- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal; ... - No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.
Vilas: uma tradição romana. Ao longo de todo processo de desagregação do Império Romano do Ocidente, que durou cerca de duzentos anos, as cidades se despovoaram, enquanto o comércio e a produção artesanal entraram em declínio.